Familiares de Hersínia Menezes apelam por ajuda da sociedade para operação urgente de um tumor

0
230

Por: Stella Cortêz

Foi por intermédio das redes sociais que o PLATINALINE se apercebeu do apelo feito pela professora de educação física, Hersínia das Felicidades Domingos Manuel de Menezes, de 34 anos de idade, diagnosticada com um tumor no cérebro, macroadenoma pituitário, que necessita de uma intervenção cirúrgica urgente.

Segundo explica Ramalho de Menezes, esposo de Hersínia, tudo começou em 2019, quando foi diagnosticada com a patalogia, que resultou na condição médica, acromegalia, que faz crescer as mãos, pés, nariz, maxilares e outros órgãos, causando fortes dores na cabeça, olhos, ouvidos, desmaios e incapacidade em manter-se em pé.

“Recorremos à junta médica, infelizmente, sem sucesso. Com poucos recursos, deslocamo-nos à cidade vizinha da República da Namíbia, onde se realizaram novos exames em Agosto do ano em curso, e constatou-se aumento significativo do tamanho do macroadenoma hipofisário. Ela precisa de cirurgia urgente para descomprimir os nervos ópticos e diminuir a superprodução do hormónio de crescimento, procedimento que poderá levá-la à normalidade cardíaca. A cirurgia incluirá a resseção transfenoidal endonasal do macroadenoma”, explicou.

Agastado com a situação, uma vez que a sua esposa, neste momento se encontra nos cuidados intensivos de uma das unidades hospitalares de Luanda, Ramalho fez saber, em entrevista ao PLATINALINE, que já recorreu a várias instituições de saúde, inclusive escreveu para a titular do sector da saúde, Sílvia Lutucuta, mas, até então, nenhuma resposta lhe foi dada.

“Pela complexidade, a cirurgia está orçamentada no valor de 20 milhões de Kwanzas. Todavia, não estamos financeiramente preparados para pagar, porém, a cada dia que passa, a situação de saúde vai se complicando. A minha esposa já começou a ter falência de órgãos, um dos rins já não funciona.” Acrescentou.

Ciente do estado de saúde da sua esposa, Ramalho aproveitou para, encarecidamente, apelar à solidariedade da sociedade, para a realização da cirurgia o mais rápido possível.

IBAN:

0005.0000.2516.0637.10197.

Ramalho de Menezes, esposo da Professora Hersínia Menezes.

Contacto: 923 492 534

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments