Feskizomba homenageia Tchipa

0
272

Jacinto Tchipa foi o artista escolhido para ser homenageado no concurso de música kizomba Feskizomba 2011, que vai realizar-se no próximo mês de Junho, em Luanda, à semelhança da última edição na qual foi enaltecido o músico Eduardo Paim.


A informação foi avançada ao Jornal de Angola na quinta-feira pelo coordenador do festival, Aníbal Silva, que adiantou ser necessário que os novos valores de Luanda, Benguela, Huambo, Namibe e do Kwanza-Sul apresentem, entre 1 de Fevereiro e 30 de Abril, um disco com duas músicas inéditas de kizomba, para se inscreverem.


O também presidente da Organização África Cultura, empresa produtora do festival, adiantou que a inscrição pode ser feita de forma individual ou colectiva e que o festival abrange jovens até aos 35 anos.


Após as inscrições, disse Aníbal Silva, segue-se, durante o mês de Maio, a fase de selecção dos 20 melhores trabalhos para a final, antecedida de uma cerimónia oficial de apresentação à imprensa e aos patrocinadores.


A escolha dos finalistas, assim como dos vencedores, está a cargo de um júri composto por professores da Escola Nacional de Música, do Instituto Nacional de Formação Artística (INFA). 


Quanto aos apoios,  Aníbal Silva realçou ter dado passos importantes, mas pouco decisivos, pois ainda está a negociar com algumas empresas e promotores para resolver alguns problemas.  


Quanto aos prémios prometidos aos vencedores da edição 2010, Aníbal Silva informou que foram entregues aos três primeiros classificados, mas o vencedor, Nelson Capassa, recusou-se a participar no disco comparticipado pela Coca-Cola Botling, por considerar que o vencedor deve gravar um disco a solo. 
Segundo os regulamentos, os prémios são a gravação de um disco pela Coca-Cola, com a participação das 10 melhores vozes, um computador portátil, um telemóvel e o diploma de mérito, e que já recebeu todos os bens. 

“Estamos a seguir o acordo, mas ele diz que é uma excepção, por ser o primeiro classificado”.O presidente da Organização África Cultura afirmou que neste momento estão 10 participantes da passada edição em estúdio, inclusive do segundo ao quarto classificado, e outros sete considerados os melhores talentos. 


Adiantou que a gravação já dura há quatro meses e que estão em fase de captação de voz e  instrumentos.O concurso Feskizomba começou a ser promovido em 2008 pela África Cultura, uma organização criada em 1993. Dentre outros eventos, realizou o Festilambada em 1997 e Festirap, em 1996.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui