Com o tema “Coisa do amor”, Sara Derm, de 25 anos, foi hoje a grande vencedora do Festival da Canção de Luanda/2012, tendo conquistado as categorias de Grande Prémio da Canção e de Melhor Voz, que lhe valeram o equivalente em kwanzas a 20 mil dólares.
Ao pronunciar-se sobre a vitória, a jovem disse estar “muito feliz” e que trabalhou bastante para alcançar esse objectivo.
“Sinto-me lisonjeada por interpretar a música de André Mingas, um dos grandes músicos nacionais. Agora vou ir atrás da minha carreira musical, gravando um disco”, disse.
A categoria Lac-Unitel (equivalente em kwanzas a 10 mil dólares) coube ao concorrente Toty Samed que interpretou a música “Tons de azul”. Nessa categoria o público foi quem decidiu por meio de mensagens telefónicas.
O festival foi disputado por Délio Guimaraes, Elmah, Cidy, Isabel Simão, Venâncio, Garibaldino Sinedima, Sara Derm, Toty Sa’med, Nelson Fernando e Abiude N’Gola.
Segundo informações do corpo de jurados, a vencedora não teve grandes adversárias, por isso mesmo a pontuação atribuída pelos júris registou uma diferença considerável entre Sara Derm e os outros candidatos.
“Não teve concorrentes a sua altura e a pontuação dos de mais foi baixa. O trabalho não foi difícil, embora (todos) terem feito bem o seu trabalho”, afirmou José Machado.
José Machado avançou a possibilidade da organizadora do evento criar condições para dar maior visibilidade a vencedora desta 12ª da Canção de Luanda.
Fizeram parte do corpo de jurados Filipe Mukenga, Dodó Miranda, Lito Costa, Africanita e José Machado, como presidente.
Nota de realce ao número de convidados presente do Cine Atlântico e a actuação da artista brasileira Maria Gadú.