- Publicidade -

More

    Filme angolano O Heroi apresentado na capital canadiana

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

     

    O filme angolano O Heroi, do cineasta José Augusto Octávio Gamboa dos Passos “Zeze Gamboa”, foi apresentado quinta-feira em Ottawa, durante o Festival de Cinema da Língua Portuguesa que decorre na capital canadiana, de 2 a 4 de Maio, em saudação ao dia da LÍngua Portuguesa, que se celebra a 5 de Maio.

    O evento, uma promoção das Missões Diplomáticas dos países membros da CPLP acreditados no Canadá (Angola, Brasil, Portugal e Mocambique), conta com o apoio do Instituto Canadiano do Cinema.

     

    Além do filme de Angola, legendado em inglês, o público canadiano apreciou os filmes do Brasil, À Deriva, e de Mocambique, O Paraiso perdido de África, bem como o de Portugal, Mistérios de Lisboa, o que um turista deve ver, a ser exibido hoje.

    Ao usar da palavra, na abertura do festival, que decorre no auditório da Livraria e Arquivo nacional do Canadá, o embaixador de Angola nesse país, Agostinho Tavares, salientou a importância do português no mundo e o número crescente de falantes desta língua, que se estima em 240 milhões.

    Ao referir-se ao filme de Angola, que mostra a luta travada por um ex-combantente para inserir-se na sociedade luandense, explicou que reflecte a história de uma Angola pós-guerra, mas que hoje, decorridos 10 anos após o alcance da paz, o cenário político, económico e social do país é completamente diferente do apresentado na película o O Herói.

     

    Por sua vez, os embaixadores do Brasil, Piragibe dos Santos Tarrago, e de Portugal, Pedro Moitinho de Almeida, exaltaram igualmente a expansão da língua portuguesa no mundo, tendo a diplomata brasileira enaltecido o papel desempenhado pelas novelas brasileiras neste sentido, apontando, como exemplo, as telenovelas o Roque Santeiro e Escrava Isaura.

     

    Paragibe dos Santos referiu que o facto de haver cursos de língua portuguesa nalgumas universidade canadianas já mostra o grande interesse que as pessoas estão a conferir à língua, dada a sua expansão, chegando a ser a quarta língua mais usada na internet.

     

    Para o segundo secretário da embaixada de Mocambique em Washington, António Tauzene, em representação da embaixadora do seu país, o interesse igualmente demonstrado por alguns países africanos da região central em fazer parte da comunidade dos países de expressão portuguesa (CPLP) mostra o protagonismo desta língua no mundo.

     

    Durante o evento, foram entregues alguns prémios aos melhores estudantes de língua portuguesa das universidades de Ottawa e Carleton, localizados na capital canadiana, oferecido pelas embaixadas de Angola, Portugal e Brasil.

     

    No final da sessão inaugural, os presentes foram brindados com um cocktail oferecido pelos três chefes das missoes diplomáticas da CPLP com residência em Ottawa, acompanhado por uma banda brasileira, a Folcresta.

    A representação diplomática angolana, colocou à disposição dos presentes uma brochura sobre a indústria cinematográfica angolana.

    A sessão de abertura do ciclo de cinemas da CPLP contou com a presença de políticos, diplomatas, académicos, estudantes, bem como membros da sociedade canadiana e a  comunidade angolana residente em Ottawa.

    Share this
    Tags

    A Bombar

    Henrique Sungo e Filipe Anjos apresentam o seu novo projeto documental intitulado “Aspiracionalismo”.

    Depois de estrear na cidade de Londres, agora é a vez da cidade da Kianda receber a Santano Produções, uma produtora audiovisual do angolano...

    Fábio Hustle admite que namoraria com Malune e revela em Live que teve 14 ex-namoradas

    Por: Helder Lourenço Na noite desta quinta-feira (18), durante uma animada Live no TikTok com a participação de 3-Fine, Elisandra Elly e outros influenciadores, o...

    Conheça Legoo, única plataforma nacional de venda de ingressos que transfere dinheiro dos promotores em 24 horas

    Criar um evento e ver o seu rendimento nunca foi tão fácil, e por esta razão, a “Legoo”, plataforma angolana lançada hoje (18) no...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto