O ciclo de formação técnica aos jovens, resultado do Memorando de Entendimento entre a Câmara de Comércio e Indústria de Angola e a Câmara de Comércio e Indústria Angola-Arábia Saudita, foi concluído com sucesso, proporcionando a qualificação de 50 jovens em diversas áreas.
A cerimônia de entrega dos diplomas ocorreu nesta Quarta-Feira, dia 26 de Fevereiro, no Hotel Internacional e contou com a presença de ilustres convidados, incluindo representantes do Corpo Diplomático, o Diretor Provincial do INEFOP, além de empresários e demais convidados.
Para o sucesso dessa iniciativa de responsabilidade social, a CCIAAS contou com o apoio de seus membros, como a Remax Angola, BNI, Flexdata, e a Luz Kabir.
Os presidentes das duas câmaras, Eg. Vicente Soares e Sr. Mohamed Siyame, expressaram sua satisfação pelo êxito desta etapa, resultado de um programa que vai de acordo ao instrutivo do Executivo Angolano, focado no desenvolvimento de jovens e empreendedores, com o objetivo de diminuir o desemprego.
O programa foi dividido em três fases:
- Formação de 50 Jovens: A primeira fase envolve a capacitação de jovens, oferecendo-lhes os conhecimentos e habilidades necessários para enfrentar os desafios do mercado de trabalho.
- Microfinanciamento para Micro Empresas: A segunda fase destina-se a apoiar empreendedores locais, fornecendo um financiamento para ajudar a impulsionar seus negócios e fomentar a criação de mais postos de trabalho.
- Inserção dos Quadros no Mercado de Trabalho: Na fase final, o objetivo é colocar os jovens capacitados e os empreendedores apoiados no mercado de trabalho, garantindo que a formação e o apoio financeiro tenham um impacto direto na redução do desemprego.
Esse esforço contribui para a capacitação e geração de oportunidades econômicas, o que pode ter efeitos positivos a longo prazo na economia local.
Ficou também lançado o desafio de reproduzir essa iniciativa nas demais províncias, a dar início ao Namibe.