Seis anos atrás, Dr. Dre Andava na praia com líder da Interscope Records Jimmy Iovine, ponderando se ele deve ou não lançar a sua própria linha de calçados. “[Esquece] tênis”, disse Iovine. “Vamos vender Phones !”
Esse poderia ter sido o melhor conselho que rapper e produtor ja recebeu, Em 2008 ele se juntou com Iovine e outros parceiros para lançar os Beats by Dr. Dre, que agora vende mais da metade de fones de ouvido Nos estados Unidos (de $ 100 para cima). Negocio esse que veio vender parte dela mais tarde por 100 milhões dólares para o fabricante de celulares HTC, o total pago foi uma participação por uma participação de 51% foi de US $ 300 milhões em 2011.
Com US $ 110 milhões em lucros antes dos impostos, Dr. Dre é o rapper que mais facturou este ano na lista anual da Forbes Hip-Hop King-apesar do fato de que seu álbum há muito aguardado, Detox , continua sem previsão de data para chegar as lojas. Ele não é o único na lista dos rapper que mesmo sem álbum factura , Diddy chega no No. 2, com US $ 45 milhões, graças principalmente a uma parte dos lucros da Diageo da vodka Ciroc, Jay-Z ocupa o terceiro lugar, com US $ 38 milhões, provenientes principalmente dos seus rendimentos anuais de empreendimentos, incluindo participações de propriedade cosméticos de Carol , o Nets Brookyln e uma joint venture com a fabricante de baterias Duracell. Bem como seu álbum Watch the trone.
Kanye West ocupa a quarta posição na lista, com US $ 35 milhões, impulsionado por sua participação no álbum watch the trone com Jay-Z e da turnê que se seguiu, seguido por Lil Wayne em US $ 27 milhões. O mais recente álbum o Tha Carter IV , vendeu um milhão de cópias em sua primeira semana, ele também lançou Trukfit linha de roupas e uma parceria com Pepsi Mountain.
Lil Wayne é acompanhado nesta lista com seus colegas da Young Money e Cash Money Drake (n º 6) e Nicki Minaj (n º 8), que arrecadou 20,5 milhões dólares e US $ 15,5 milhões, respectivamente, graças a novos álbuns, tournées e patrocínios com empresas como Kodak e Pepsi. Seu chefe, Cash Money co-fundador Bryan “Birdman” Williams, é o sétimo, com US $ 20 milhões.
No entanto, para alguns artistas, a música por si só é um caminho viável para ganhar milhões.? Não. 9 Eminem vendeu mais álbuns na última década do que qualquer artista, e continua a lucrar a partir de seu catálogo extenso e shows ocasionais, fazendo este ano $ 15 milhões.
Para compilar a lista dos reis do facturamentos antes dos impostos de todos os artistas que vivem cujo trabalho é principalmente classificada como hip-hop ou rap, a forbes baseou-se nas receitas de tournée, vendas de discos, publicações, filmes, vendas de mercadorias, contractos e outros empreendimentos. Taxas de agente de agenciamentos , e advogado não são deduzidas, o lucro são tabulados a partir de Maio de 2011 a Maio de 2012 e com base em dados da Pollstar, a Associação da Indústria de Gravação da América e Nielsen SoundScan, e de entrevistas com gestores, advogados, vários executivos de gravadoras e alguns dos próprios artistas.
“Eu entendo porque Dre não terminou Detox “, diz Liles, com uma risada. “É por causa dos Beats.”Os 20 rappers arrecadaram US $ 415 milhões ano passado, o maior desde 2008, de US $ 515 milhões e foi destrbuida da seguinte forma:
1. Andre “Dr. Dre” Young ($110 milhões)
2. Sean “Diddy” Combs ($45 milhões)
3. Shawn “Jay-Z” Carter ($38 milhões)
4. Kanye West ($35 milhões)
5. Dwayne “Lil Wayne” Carter ($27 milhões)
6. Aubrey Drake Graham ($20.5 milhões)
7. Bryan “Birdman” Williams ($20 milhões)
8. Nicki Minaj ($15.5 milhões)
9. Marshall “Eminem” Mathers ($15 milhões)
10. Christopher “Ludacris” Bridges ($12 milhões)
11. Pitbull ($9.5 milhões)
12. Rick Ross ($9 milhões)
13. Wiz Khalifa ($9 milhões)
14. Snoop Lion ($8.5 milhões)
15. 50 Cent ($7.5 milhões)
16. Swizz Beatz ($7 milhões)
17. Pharrell Williams ($7 milhões)
18. Young Jeezy ($7 milhões)
19. Mac Miller ($6.5 milhões)
20. Akon, Timbaland, Aaron “Tech N9ne” 6 Milhões