Por: Nunes Hebo
O Fórum de Mulheres Jornalistas para a Igualdade no Género (FMJIG) realizou, no domingo, 17 de Novembro, em Luanda, a eleição e posse da sua nova direcção, que estará à frente da organização durante os próximos três anos. Milena da Costa foi reconduzida ao cargo de coordenadora, iniciando assim mais um mandato.
Fundado em Outubro de 2009 por um grupo de mulheres jornalistas angolanas preocupadas com os elevados índices de violência baseada no género, o FMJIG reúne profissionais da comunicação social que operam em diversos órgãos, tanto estatais como privados, em Angola.
Além da coordenadora Milena da Costa, a nova direcção conta com Carolina Barros, Suzana Mendes e Zenilda Volola, que assumem diferentes cargos directivos dentro do Fórum.
No seu discurso, a coordenadora reeleita destacou a crescente incidência de casos de violência doméstica no país e lamentou o declínio na cobertura mediática e tratamento jornalístico deste tema. Milena reafirmou o compromisso do Fórum em intensificar a cobertura e promover acções de capacitação para os jornalistas, de forma a garantir uma abordagem mais eficaz e sensível às questões de género.