- Publicidade -

More

    Francisco Destino alerta para a proliferação de autoproclamados coaches: “Isso é um perigo muito grande”

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    O palestrante e consultor angolano Francisco Destino alertou recentemente para a crescente onda de pessoas sem a devida preparação que se autoproclamam “coaches”. A preocupação foi manifestada durante uma entrevista ao programa Especial Jornal da Platina FM, onde Destino destacou os riscos e impactos negativos que essa prática pode ter sobre indivíduos que procuram orientação profissional.

    Francisco Destino explicou que há cada vez mais pessoas a autointitularem-se coaches, mas sublinhou que um profissional de coaching não é um especialista em saúde mental, nem um psicólogo ou psiquiatra. Segundo ele, trata-se apenas de um treinador, cuja função é encurtar caminhos e ajudar a encontrar uma metodologia eficaz. No entanto, enfatizou que muitos desses supostos profissionais ultrapassam os limites da sua função, colocando em risco a saúde mental dos seus clientes.

    “O que vejo por aí é que uns se tornam conselheiros e chamam-se coaches, outros fazem terapias e também se intitulam coaches. Isso é um perigo muito grande. É preciso atenção, pois não temos noção real dos danos que muitos desses autoproclamados profissionais estão a causar na vida das pessoas”, alertou.

    Na sua intervenção, Destino sublinhou que o coaching deve ser um complemento a uma formação sólida e multidisciplinar, baseada no conhecimento das interações humanas e dos comportamentos sociais, e não uma prática exercida sem qualificação adequada.

    Por: Nunes Hebo

    Osvaldo
    Osvaldo
    Editor da Platina Line
    Share this
    Tags

    A Bombar

    Lendas da música afirmam ter identificado os feiticeiros do meio artístico

    O mercado musical angolano esteve em debate num encontro inédito entre algumas das maiores lendas da música nacional. Heavy C, Walter Ananas, Yuri da...

    MCK afirma que os artistas já não vendem álbuns como antes: “O país está na rocha e isso estrangulou a produtividade dos artistas”

    O rapper e activista social MCK afirmou recentemente no podcast "Batata Quente", do Mercado Lusófono, que os artistas angolanos já não vendem álbuns como...

    Weza Mendes pronuncia-se sobre entrevista com mãe de Mano Chaba e pede desculpa ao público, especialmente a Deezy

    O podcast Pod 1Milhão veio a público nesta quinta-feira, 27 de março, através da apresentadora Weza Mendes, para esclarecer e apresentar um pedido de...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto