A Friburge Energies é uma empresa angolana que presta serviços nos sectores do petróleo, gás e mineração, iniciou em 2020 a sua actividade no segmento da gestão de resíduos. Hoje, esta actividade representa 75% dos proveitos da empresa.
Luanda, 25 de Setembro de 2024 – A Friburge Energies, empresa angolana prestadora de serviços no ramo petrolífero, gás e minas, com sede em Angola, arrancou em 2020 com a actividade de gestão de resíduos, sendo este segmento responsável por 75% dos proveitos da empresa. À data investiu 10 milhões de dólares na prestação de serviços completos aos clientes. O investimento foi distribuído pela aquisição de tecnologias de ponta, espaço para instalações adequadas, formação de quadros e acesso às licenças respectivas.
Sendo uma actividade de investimento intensivo e contínuo, a Friburge Energies continua a mobilizar recursos para estar na linha da frente da prestação de serviços neste domínio, havendo da parte da Administração disponibilidade para manter quer os equipamentos quer os colaboradores e as licenças sempre actualizadas.
Desenvolvido em função da procura encetada pelo mercado, este serviço altamente especializado é fornecido pela Friburge Energies a todas as operadoras petrolíferas que operam em Angola, estando a estatal Sonangol incluída, actuando igualmente em mercados como o da África do Sul, Namíbia e de Moçambique.
O serviço de gestão de resíduos é assegurado por uma equipa de centenas de colaboradores directos e indirectos, sendo que inicialmente contava apenas com 24 técnicos.
Pedro Mahinga, Administrador Executivo, sublinha que “em Angola, a Friburge Energies já se tornou um parceiro de referência quer para as operadoras petrolíferas quer para a ANPG, que é a concessionária nacional. No mercado internacional, as empresas namibianas, em particular, esperam de nós a prestação deste serviço de A a Z, uma vez que conhecem o nosso potencial, a nossa expertise e a qualidade do nosso capital humano”.
A Friburge Energies, que comemorou em 2023 dez anos de actividade ininterrupta, transformou-se numa empresa pan-africana que presta serviços nos sectores do petróleo, gás e mineração. Nascida em Angola, possui capital 100% nacional, tendo expandido a sua actuação para países como a África do Sul, Moçambique e Namíbia. Actualmente conta com perto de duas centenas de colaboradores, sendo 98% nacional e apenas 2% de expatriadas.
Assume-se como um fornecedor de serviços premium e aposta no uso de tecnologia de ponta e numa equipa altamente capacitada para contribuir para a melhor gestão das operações dos seus clientes,
designadamente em termos de gestão eficiente de custos, cumprimento de prazos, diminuição da poluição, aumento da sustentabilidade e defesa do meio ambiente.
Devidamente certificada e auditada tanto a nível nacional como internacional, a Friburge possuiu em Angola todas as certificações do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, e do Ministério do Ambiente (para o tratamento de resíduos e águas residuais), possuindo ainda a certificação do Selo Verde atribuído pelo INAPEM e o do Feito em Angola.
Internacionalmente, possui a certificação ISO 9001 (Qualidade), ISO 14001 (Meio Ambiente), OHSAS 18001 (Segurança), tendo trabalhado nestes processos com especialistas sistemas de gestão da qualidade e tendo sida auditada pela DQS da Alemanha e da África do Sul. É igualmente detentora de certificados SA 8000 e TRACE. As certificações internacionais que adquiriu não só certificam os escritórios, procedimentos e políticas de actuação, como também os seguintes serviços (devidamente certificados pela ISO9001, 14001 e 18001): inspeção (quantidade e Qualidade) de produtos petrolíferos/pipelines e outras infra-estruturas; operações, manobras e equipamentos STS; contenção de derramamentos de petróleo; e tratamento de resíduos Offshore e Onshore (cortes, resíduos e lodos).