Galaxy Nexus roda o sistema Android 4.0, ou Ice Cream Sandwich

(Laurent Fievet/AFP)
O Google e a Samsung apresentaram nesta quarta-feira, em Hong Kong, o novo celular da série Nexus. O aparelho, batizado Galaxy Nexus, roda a última versão do Android (Ice Cream Sandwich ou Android 4.0) e traz processador dual core de 1,2 GHz.
O desenho do novo celular faz referência aos demais aparelhos da série Galaxy, da Samsung. A atualização do sistema permitiu a substituição dos botões físicos por digitais e a adoção do recurso multitarefa, que dá ao usuário a opção de rodar vários aplicativos simultaneamente.
O Android 4.0 inclui ainda novas ferramentas, como reconhecimento facial, aprimoramento da caixa de e-mail (criação de subpastas), recurso de transferência de dados entre dois aparelhos ativado por toque simultâneo e entrada de microfone melhorada.
A tela do novo Nexus tem 4,65 polegadas e resolução de 1.280 x 720 pixels (alta definição). A câmera possui 5 MP e a criação de pastas na área de trabalho funciona como no iOS, da Apple: basta colocar um aplicativo sobre o outro para que a opção seja exibida ao usuário. O navegador do celular traz novas funções, como a salvar página off-line, que permite aos usuários acessar determinados conteúdos mesmo sem conexão à internet.
O recurso de reconhecimento facial será usado, principalmente, para ativar a função bloquear do celular. Caso a câmera não consiga identificar o dono do aparelho por falta de luz, por exemplo, será exibida uma tela para o swipe (desenho personalizado) ou para a senha.
Mercado – Segundo dados da Canalys, empresa de análise de métricas, 48% dos smartphones vendidos pelas operadoras no mundo utilizam o Android, ante 19% que rodam o iOS, o sistema operacional da Apple.