Oito anos depois da promessa eleitoral de criar 500 mil empregos para a juventude angolana, o Governo angolano dá um novo fôlego a esse compromisso com o lançamento de um ambicioso projecto de emprego e oportunidades, desta vez financiado pelo Banco Mundial.
O Projecto de Emprego e Oportunidades para Jovens em Angola foi apreciado nesta terça-feira, 13 de Maio. Trata-se de uma iniciativa apoiada pelo Banco Mundial, avaliada em 250 milhões de dólares. O projecto destina-se a jovens entre os 16 e os 35 anos, com especial atenção a grupos frequentemente marginalizados: 40% das vagas serão reservadas para mulheres e 6% para jovens com deficiência, no prazo de quatro anos
Sob a coordenação da ministra de Estado para a Área Social, Maria do Rosário Bragança, o plano foi analisado na 4.ª Reunião da Comissão para a Política Social, que contou ainda com a presença do ministro de Estado Adão de Almeida e da ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS), Teresa Rodrigues Dias. Esta última garantiu que os procedimentos prévios já foram alinhavados e que o programa será implementado de forma faseada e programática.
O projecto está estruturado em três componentes principais: promoção do empreendedorismo, distribuição de kits de empregabilidade e estágios, e criação de oportunidades alinhadas com as exigências do mercado, com especial destaque para o sector digital.
Por: Vanilson Gourgel