O Grande Prémio Sonangol de Literatura 2016 será entregue na próxima quarta-feira, dia 30 deste mês, ao escritor moçambicano Suleimane Abdulmane “Peniwaku Sassa” em acto a ter lugar na sede da União dos Escritores Angolanos (UEA), em Luanda.
Em nota de imprensa a que a Angop teve acesso neste sábado, a UEA destaca que o vencedor concorreu com a obra “A carta da Mboa”, que será colocada ao dispor do público no mesmo dia.
Na presente edição, segundo a UEA, foi atribuído a menção honrosa ao escritor angolano Fragata de Morais, com a obra “A dança da Chuva”.
Do grande prémio participam escritores consagrados de Angola, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Moçambique e Guine Bissau, sendo iniciativa do fomento à cultura literária nesses países africanos.
Instituído pela Sociedade Nacional de Combustível de Angola (Sonangol), o prémio realiza-se de cinco em cinco anos para distinguir qualitativamente obras literárias ou investigação de escritores consagrados dos países participantes.
O valor atribuído é de cinco milhões de kwanzas, devendo as obras literárias submetidas a concurso compreender todos os géneros literários. São igualmente considerados todos os trabalhos científicos ou de ensaios.
Instituído em 1987 pela Sonangol, em colaboração com a UEA, o prémio é um projecto social vocacionado à valorização dos escritores angolanos e de outros países africanos.