O Grupo Naval concluiu a construção da Escola de Ensino Primário 1221, localizada no bairro da Boavista, em Luanda. Com um investimento de USD 500.000,00, esta nova escola oferece 12 salas de aula, uma biblioteca e uma sala de informática, beneficiando directamente cerca de 600 alunos por turno.
Luanda, 28 de Agosto de 2024 – O Grupo Naval realizou esta manhã a conclusão e entrega da Escola de Ensino Primário 1221, no bairro da Boavista, em Luanda. A cerimónia de inauguração contou com a presença de Manuel Homem, Governador de Luanda; Milca Caquesse, Administradora Municipal de Luanda, e de outros representantes locais.
O investimento total do Grupo Naval na construção da escola foi de USD 500.000,00. Este valor foi utilizado na edificação de 12 salas de aula, uma biblioteca, uma sala de informática equipada com 10 computadores, e áreas comuns, incluindo um pátio e sanitários.
Além disso, a empresa forneceu livros, cadernos, e outros materiais didáticos para garantir o funcionamento imediato da escola. A Escola de Ensino Primário 1221 Boavista tem capacidade para receber cerca de 600 alunos por turno, atendendo às necessidades educacionais de crianças do bairro da Boavista e das áreas circunvizinhas.
A decisão de apoiar a construção desta escola foi tomada em Março de 2023. O Grupo Naval identificou a necessidade de uma infra-estrutura educacional na região como uma prioridade, com o objectivo de melhorar o acesso à educação para as crianças do bairro. “Este projecto iniciou-se após uma análise das necessidades locais e da falta de escolas adequadas na área. Decidimos investir na construção de uma escola que pudesse responder à procura existente e contribuir para o desenvolvimento educacional da comunidade”, afirma Domingos Agostinho, Director do Grupo Naval.
“A escolha do bairro da Boavista baseou-se, sobretudo, na não existência neste local de uma infraestrutura educacional e o número elevado de crianças em idade escolar sem acesso à educação. Identificámos aqui uma oportunidade de gerar um impacto positivo na comunidade”, explicou Domingos Agostinho.
Além deste projecto, o Grupo Naval tem mantido uma política de apoio social às comunidades das zonas envolventes aos projectos em curso. A empresa dispõe de um orçamento anual específico para iniciativas de responsabilidade social, abrangendo áreas como a educação, saúde, formação profissional e desenvolvimento sustentável.
O Grupo Naval planeia continuar a expandir as suas acções sociais, com o objectivo de construir mais escolas e centros de saúde, e de promover projectos direccionados para o empoderamento de mulheres e jovens.
Consequentemente, e de acordo com o Domingos Agostinho, “o Grupo Naval reafirma o seu compromisso em apoiar o desenvolvimento das comunidades em Angola, com foco em áreas prioritárias que possam contribuir para a melhoria das condições de vida da população local”.