- Publicidade -

More

    Guilherme Mampuya inaugura galeria de arte

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    Guilherme Mampuya, conceituado artista plástico angolano de renome internacional, inaugura hoje, 5 de Dezembro, a sua galeria de arte. Localizada no Zango 0, município de Viana, a imponente obra arquitectónica foi construída de raiz pelo próprio e funcionará também como atelier. O evento reuniu amigos e familiares, bem como personalidades de diversos quadrantes da sociedade angolana, num ambiente descontraído.
    «Depois de vários anos a trabalhar para a construção deste espaço, a inauguração é o concretizar de um sonho» refere Guilherme Mampuya, salientando que tal foi possível pelo apoio incondicional de familiares e amigos, especialmente da sua esposa, Celeste Mampuya, a quem lança um agradecimento especial.

    A primeira exposição patente ao público reúne algumas das obras mais emblemáticas de Guilherme Mampuya. O acolhedor open space é um local que promove a cultura nacional e onde serão expostos os trabalhos de Guilherme Mampuya, bem como obras de outros artistas plásticos, incluindo os que estão a iniciar a sua carreira no mundo das artes.

    Sobre Guilherme Mampuya
    Formado em Direito pela Universidade de Kinshasa, em 2002 ingressa no Estágio de Pintura Básica, no atelier de Avelino Kenga. A seguir aperfeiçoa a técnica do retrato no Curso de Pintura de Retratos, no atelier de pintura Honesto Nkulu, em Luanda.

    Em 2005 ingressa na União dos Artistas Plásticos Angolanos (UNAP) e, desde então, expõe com frequência, individual e colectivamente. Destes trabalhos destacam-se duas participações para o EnsArte, a participação na Trienal de Artes de Luanda, várias exposições individuais em Luanda e em Bruxelas – na Galeria “Lumieres d’Afrique”.
    Em 2008 Guilherme Mampuya vence o Grande Prémio de Pintura EnsArte. Expõe ainda em diversos locais de Luanda como a Galeria Humbiumbi, o Hotel Trópico, o Hotel Alvalade, o Centro Cultural da Embaixada de Portugal e o Belas Shopping. Em Lisboa mostra a sua obra, pela primeira vez, em 2010, na Galeria “Bernardo Marques”.
    Ainda na sua trajectória, realce para a participação na exposição colectiva dos «10 anos de comemoração do Museu Afro Brasileiro, em São Paulo, em 2014. Aquele museu possui duas obras do acervo de Mampuya.
    Em 2016, com a ajuda da artista plástica angolana Daniela Ribeiro, Mampuya passou a usar a Resina Époxi nas suas pinturas. Destaque também para a sua participação na exposição colectiva dos 10 anos de comemoração do Museu Afro brasileiro, em São Paulo, em 2014, Museu que possui duas obras minhas no seu acervo.
    Efectivamente, Guilherme Mampuya ocupa um espaço demarcado na arte angolana. O seu trabalho aposta no valor da metáfora através de várias simbologias onde a cor traduz a alegria da obra. Uma das suas técnicas mais recentes é a da pintura sobre esculturas de gesso.

    Share this
    Tags

    A Bombar

    VIVA Seguros expande suas operações para Benguela

    A VIVA Seguros anunciou hoje  sua expansão de serviços com a chegada da Unidade Viva à província de Benguela, em Angola. Esta expansão faz...

    Workshop debaterá o futuro do turismo em Felipe Guerra/RN, cidade com 454 cavernas conhecidas

    No cenário de potencialidades turísticas do Rio Grande do Norte, destaca-se a região de Felipe Guerra, que abriga a maior quantidade de cavernas catalogadas...

    As decisões dos campeonatos de futebol na Europa

    O mês de Abril marca o arranque para a última milha rumo a glória nos principais campeonatos de futebol na Europa, quer do ponto...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto