O hospital materno infantil Dr Azancot de Menezes, foi palco de uma palestra exclusiva para mais de 80 mulheres da Televisão Pública de Angola, realizada, nesta quarta-feira (06), a fim de mantê-las informadas sobre a saúde íntima e mental.
No decorrer do evento,foram abordadas questões ginecológicas, bem-estar físico, saúde mental e emocional.
O Médico Geral, Paulo Campos, um dos palestrantes, esclareceu sobre as alterações do ciclo menstrual, sangramentos transvaginais anormais, sangramentos após a menopausa, dor pélvica aguda ou crônica, nódulos mamários, infertilidade, corrimentos vaginais, úlceras genitais, verrugas vulvares, dor ao urinar, incontinência urinária, dor durante a relação sexual e alterações na sexualidade.
Apontou igualmente, que mulheres devem dedicar-se aos cuidados com a higiene íntima, a exames ginecológicos de rotina para prevenção e detecção precoce do câncer ginecológico, e ao uso regular de preservativos, a fim de evitar infecções sexualmente transmissíveis.
Por sua vez, a especialista em saúde mental, Mariana Almeida, fez saber que as mulheres são mais propensas a sofrerem de transtornos mentais do que os homens, sendo que a Saúde Mental de uma pessoa está relacionada à forma como ela reage às exigências da vida e ao modo como harmonizar seus desejos, capacidades, ambições, ideias e emoções. Concluindo que ter saúde mental é “estar bem consigo mesmo e com os outros, e aceitar as exigências da vida”.
Por: Luzingamu André
Foto: Carlos Bento