Fechar O Menu

    Subscrever as actualizações

    Receba as últimas notícias

    O que está em alta

    Miss Icolo e Bengo 2025 já está na Huíla para preparação da Gala Miss Angola 2026

    16 de Novembro, 2025

    EXPO KUENDA – ANGOLA 50 ANOS ENCERRA MOSTRA NO EPIC SANA COM BALANÇO POSITIVO

    16 de Novembro, 2025

    Sharam Diniz anuncia primeira gravidez aos 34 anos: “A melhor bênção está aqui”

    16 de Novembro, 2025
    Facebook Instagram YouTube
    Facebook X (Twitter) Instagram
    PlatinaLine
    • PlatinaLine
    • Famosos

      Sharam Diniz anuncia primeira gravidez aos 34 anos: “A melhor bênção está aqui”

      16 de Novembro, 2025

      CSMJ homologa resultados da eleição para Presidente do Tribunal Supremo — Efigénia Clemente lidera lista enviada ao Presidente da República

      3 de Novembro, 2025

      Lançamento do livro “Meio Século de Televisão em Angola: A Revolução Digital na TPA” acontece esta quarta-feira em Luanda

      3 de Novembro, 2025

      Receitas não petrolíferas ultrapassam as petrolíferas pela primeira vez no OGE 2026 em Angola

      1 de Novembro, 2025

      OGE 2026 prevê capitalização de empresas públicas em Kz 313 mil mil milhões

      1 de Novembro, 2025
    • Música
    • Em Foco
    • Lifestyle
    • Desporto
    • Galeria
    • Contacto
    PlatinaLine
    Casa»Lifestyle»Tecnologia»Impacto da Covid-19 no sector das TIC’S Inside Angola.
    Tecnologia

    Impacto da Covid-19 no sector das TIC’S Inside Angola.

    Platina LinePor Platina Line4 de Agosto, 2020Sem comentários6 Minutos de Leitura
    Facebook Twitter Pinterest O LinkedIn Tumblr WhatsApp VKontakte E-mail
    Compartilhar
    Facebook Twitter O LinkedIn Pinterest E-mail

    Com certeza esta pandemia trouxe consigo novos hábitos e termologias nas quais não faziam parte do vocabulário angolano tais como: Teletrabalho, Webinar, Lives, Fake News, Cybersecurity entre outros que ficarão marcadas na geração que vivencia esta Pandemia. O Mundo das TIC’s vivencia um acelerar na busca das melhores soluções visto que pessoas gastam cada vez menos tempo ao ar livre permanecendo em suas casas beneficiando dos serviços que se assentam sobre as TIC´s.

    Principais Tendências Tecnológicas

    Face a Pandemia existem tendências tecnológicas na qual poderão influenciar a nível dos negócios e nas nossas vidas. Nos dias de hoje a competitividade no âmbito do mercado, empresas devem integralizar TIC´s com os seus estratagemas de negócios e mencionar as inovações nas quais podem influenciar. Segundo especialistas vários funcionários ganharam o gosto por trabalhar remotamente o que implicitamente incentivará a eclosão das Tecnologias que otimizam o trabalho remoto. De um modo geral descrevo as principais tendências a nível da TIC’s que medrara nomeadamente:

    • Inteligência Artificial (IA).
    • CiberSeguranca.
    • Internet das Coisas(IoT)

    INSIDE ANGOLA

    No nosso Pais o uso das novas tecnologias já e uma realidade bem patente e utilizada no dia-a-dia. Segundo INACOM (Instituto nacional das Comunicações) dos quase 30 milhões de habitantes 15 milhões são assinantes de telefonia móvel, 7 milhões são utilizadores de Internet e outros 2 milhões subscritores de televisão por assinatura. Por esta estatística concluímos que nem toda população tem acesso a essas ferramentas, mas o que determina ser essência e que as mesmas sejam funcionais e uteis para o pacato cidadão na busca dos serviços, pois ate a India que tem no seu quadro melhores técnicos do ramo o país tem na sua população um número avantajado de insipiência quanto ao assunto.

    O gráfico abaixo mostra aproximadamente que desde o momento do confinamento devido ao estado de emergência, houve um aumento significativo do uso de internet pois eventos como: Webinar, Teletrabalho, Lives, utilização de apps WEB serviram como indicadores para este paradigma.

    Para vermos quão importante e estarmos alinhados e investir em tecnologias de informação o Governo de Angola no seu Plano Nacional de Desenvolvimento (PDN 2018-2022) inclui-o em quase todos Programas tais como:

    Programa 1.2.7-Melhoria da qualidade do ensino superior e desenvolvimento da investigação científica e tecnológica, frisando o Objetivo da capacitação dos investigadores e formar 40 novos investigadores doutorados nas áreas da ciência e tecnologia ate 2022.

    ➢ Programa 1.4.4-Reforco do sistema Informação sanitária e desenvolvimento da investigação em Saúde que contempla aprimorar o nível de informação sanitária e a vigilância epidemiológica, através de uma plataforma digital. Até 2022 pelo menos 95% dos Hospitais, Direções Municipais de Saúde, Direções provinciais de saúde dos pais estão inseridos na plataforma de informação digital sanitária DHIS2 e produzem relatórios mensais, 40% das academias de tecnologias de Informação sanitária são implementadas.

    ➢ Programa 2.2.4: Promoção da inovação e transferência de tecnologia que tem como objetivo promover o avanço científico e tecnológico do Pais para responder as necessidades das empresas, fomentar aproximação entre Investigadores-Instituições do Ensino Superior-Meio empresarial. Criação de polos Tecnológicos ate 2022. Até 2022, 70 instituições publicas e privadas integram uma rede de transferência de tecnologia e inovação (RTTI); até 2022 são estabelecidos 10 acordos para projetos de investigação, Desenvolvimento e inovação colaborativos (Universidade-Empresa).

    ➢ Programa 3.4.1: Desenvolvimento de Infraestruturas de Telecomunicações e tecnologias de informação que tem como objetivo garantir a comunicação por via da rede móvel a preços acessíveis a toda população; Taxa de cobertura da rede digital da população rural aumenta de 34% em 2017 para 98,7% em 2022; A taxa de teledensidade móvel aumenta de 54,46 % em 2017 para 59,33% em 2022. Construir 7 mediatecas onde já existem em Benguela, Soyo, Saurimo, Cunene, Lubango, Huambo.

    ➢ Programa 4.2.1: Aprofundamento da reforma da Administração Publica onde se assenta o Smart Government em que as TIC’s são ainda instrumentais para este modelo que pressupõem uma nova atitude e uma relação de proximidade entre executivo e os cidadãos com incidência na interoperabilidade de todos os serviços públicos.

    Aplicações Móveis Angolanas

    Os pontos acima concluídos poderão massificar a digitalização a propagar este sector com intuito de ajudar e colmatar buracos onde o governo necessita. Apesar de alguma minoria, já nos é hábito o uso de aplicações móveis angolanas que visam ajudar na busca da prestação de serviços sem sair de casa, passo a nomear as seguintes aplicações:

    Appy Saúde: oferece informações sobre mais de 1.700 estabelecimentos de saúde de todo o país nomeadamente: Hospitais, clinicas e Farmácias podendo os usuários encontrar e reservar medicamentos de farmácias próximas.

    Multicaixa Express: aplicativo pertencente a EMIS onde usuários devem possuir cartões multicaixa associado ao numero de telefone pessoal podendo na aplicação fazer todo tipo de operação que faz fisicamente em um ATM.

    Soba e-store: pioneiros do e-commerce em Angola permitem usuários comprar produtos de diversas categorias com uma expansão nas 18 províncias, na qual já foi presenteado com uma publicação no Jornal New York Times.

    SSD: Aplicação que visa diminuir o distanciamento entre medico e pacientes onde estas duas entidades fazem o cadastro. Já no ar com mais de 20 médicos cadastrados em áreas distintas nomeadamente Clinica Geral, Medicina Interna; Neurocirurgia.

    Tupuca: Aplicação líder no que tange ao serviço de Take Away entrega de refeições ao domicílio.

    Inclusão Digital

    A inclusão digital e o método de democratização do acesso as TIC’s de modo a adentrar todos na sociedade de Informação, que se assenta na melhoria das condições de vida do cidadão com poucos recursos. A inclusão devera incluir:

    • Dispositivo para conexão.

    • Acesso a Rede.

    • Domínio dessas ferramentas

    Em Angola as empresas que partiram para digitalização, as Start Up’s deverão redobrar os esforços para seus projetos sejam os mais abrangentes possíveis pois a população angolana ainda não e 50 % digital e necessita de inclusão.

    Como reflexão podemos concluir que caso a digitalização em Angola tivesse um índice maior nas populações muitas das dificuldades que encontramos face a covid-19 seriam mitigadas e processos estariam mais facilitados. Os reveses como aquisição de smartphones no seio da maioria da população de renda baixa tal como a imperícia no manuseio consciente e seguro das TIC’s contribuem para a pouca afluência das mesmas.

    Por: EngºEric Dario de Palma Martins

    covidtics
    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest O LinkedIn Tumblr WhatsApp E-mail
    Artigo AnteriorCidade da China perde um bilhão de kwanzas
    Próximo Artigo Campanha “Dias Felizes” de regresso ao Xyami Shopping com descontos exclusivos todas as semanas
    Platina Line
    • Site

    Redação

    Relacionados Posts

    SISTEC INAUGURA MAIOR LOJA HI-TECK EM ANGOLA

    5 de Novembro, 2025

    Mityano Francisco representa Angola no “Torchbearers of Liberty 2025”

    25 de Outubro, 2025

    DARCI IA: Angola alcança reconhecimento científico internacional em França

    19 de Outubro, 2025

    UNITEL leva inovação tecnológica à 2ª edição da Expo Huambo

    25 de Setembro, 2025
    Deixe Uma Resposta Cancelar Resposta

    Platina Line
    As nossas escolhas

    Miss Icolo e Bengo 2025 já está na Huíla para preparação da Gala Miss Angola 2026

    16 de Novembro, 2025

    EXPO KUENDA – ANGOLA 50 ANOS ENCERRA MOSTRA NO EPIC SANA COM BALANÇO POSITIVO

    16 de Novembro, 2025

    EliteCare inaugura no Kilamba e estabelece um novo padrão de beleza e serviços domésticos em Angola

    16 de Novembro, 2025

    Sharam Diniz anuncia primeira gravidez aos 34 anos: “A melhor bênção está aqui”

    16 de Novembro, 2025
    • Facebook
    • Instagram
    • YouTube
    Mundo
    * Mundo

    Cinco jornalistas da emissora Al Jazeera mortos na Faixa de Gaza após ataque de Israel; emissora e ONGs condenam acção

    Por Osvaldo11 de Agosto, 20250

    Cinco jornalistas da cadeia Al Jazeera, incluindo o reputado correspondente Anas al-Sharif, foram mortos este…

    “Jesus” da Sibéria recebe pena de 12 anos de prisão por danos à saúde física e mental dos seguidores

    1 de Julho, 2025

    Conheça a mulher mais fértil do mundo: Mariam Nabatanzi tem 44 filhos aos 43 anos

    1 de Julho, 2025

    Furto de bola autografada por Neymar Jr resulta em condenação de 17 anos de prisão

    1 de Julho, 2025

    Subscrever as actualizações

    Receba as últimas notícias

    O Platina Line é um portal angolano dedicado a informação, educação e entretenimento. Ele oferece conteúdos sobre diversas áreas, incluindo cultura, música, moda, celebridades e novidades, com foco na língua portuguesa.

    O portal busca informar e entreter angolanos e outros interessados, com foco em notícias e entretenimento.

    Email: pauta@platinaline.com
    Call Center: 226 448 315

    Facebook Instagram YouTube
    Nossas escolhas

    Miss Icolo e Bengo 2025 já está na Huíla para preparação da Gala Miss Angola 2026

    16 de Novembro, 2025

    EXPO KUENDA – ANGOLA 50 ANOS ENCERRA MOSTRA NO EPIC SANA COM BALANÇO POSITIVO

    16 de Novembro, 2025

    EliteCare inaugura no Kilamba e estabelece um novo padrão de beleza e serviços domésticos em Angola

    16 de Novembro, 2025
    Novos comentários
    • Vlatiniqui Lino em Shakira chora e manda indireta para Piqué em clipe após separação: ‘me deixou’
    • Delcio em Empresário Angolano aposta na produção nacional e na criação de empregos para os jovens
    • Marcos em LS & Republicano celebra 22 anos de existência com ofertas de vários prémios
    • Bocolo Daniel em Unji – DELL Angola dedica-se à importação e distribuição de produtos e serviços Dell
    © Todos os Direitos Reservados. Platina Line 2025
    • Desenvolvido Por :
    • Willsite

    Digite acima e pressione Enter para a pesquisa. Pressione Esc 'cancelar'.