A época chuvosa 2023/2024 ocorrerá sob as condições do fenômeno El Niño, com intensidade fraca a moderada. Esse fenômeno é causado pelo aquecimento anômalo das águas do Oceano Pacífico Central. Como resultado, é esperado que ocorram chuvas irregulares na região Sul do país, principalmente entre os meses de dezembro e fevereiro.
Durante os meses de setembro a novembro, o território angolano estará sujeito a instabilidades atmosféricas devido às altas temperaturas e alta umidade relativa do ar características dessa época do ano. A maior parte do país experimentará temperaturas e umidade relativa do ar ligeiramente altas, resultando em chuvas próximas à média climatológica. Esse padrão é influenciado pelo Dipolo Positivo do Oceano Índico, que causa o aquecimento das águas superficiais em grandes áreas do Oceano Índico.
Devido ao ligeiro aquecimento do oceano Atlântico, haverá evaporação e, consequentemente, alta disponibilidade de umidade, o que resultará em chuvas na região litoral do país durante o trimestre de setembro a novembro (SON).
A atualização da previsão sazonal para o trimestre de outubro-novembro-dezembro (OND) de 2023 a janeiro-fevereiro-março (JFM) de 2024 estará disponível no dia 30 de setembro de 2023.