Na sequência de uma intervenção diplomática do Presidente da República de Angola e Presidente em Exercício da União Africana, João Lourenço, foi possível assegurar a libertação e o acolhimento da família do ex-Presidente do Gabão, Ali Bongo. Os membros da família Bongo chegaram a Luanda na noite desta quinta-feira, 15 de Maio.
De acordo com uma nota breve da Presidência da República, publicada na sua página oficial nas redes sociais, a libertação foi alcançada após diligências realizadas junto do actual Presidente do Gabão, Brice Oligui Nguema, no âmbito dos esforços regionais para promover a estabilidade e a reconciliação no país da África Central.
Ali Bongo assumiu a presidência do Gabão em 2009, sucedendo ao seu pai, Omar Bongo, que liderou o país durante mais de quatro décadas, desde 1967. O Gabão, apesar da sua dimensão territorial, é uma nação rica em recursos petrolíferos.
O ex-Presidente foi libertado em Outubro de 2023, alegadamente por razões de saúde, após ter sido deposto num golpe de Estado militar ocorrido no mesmo ano.