- Publicidade -

More

    Já é conhecida a grande causa da carȇncia de energia e água no nosso país

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    Desde Abril de 2011, que Angola enfrenta as maiores estiagens dos últimos 5 anos, a falta de chuva tem sido a grande causa deste grande problema, que diminuiu o nível caldal do maior rio de Angola, o rio Kwanza, que fornece energia eléctrica as províncias de Malange, Kwanza-Norte e Sul, Bengo, Uíge e a capital do país Luanda, que detém 75% do fornecimento da barragem de Capanda.

    A televisão pública de Angola mostrou imagens impressionantes no telejornal de hoje, sobre o estado em que se encontra a barragem, as águas que deveriam atingir os 950 metros de altura, simplesmente encontra-se uma terra seca que faz com que seja pouca a quantidade de água para fazer funcionar os geradores e transformar aquela água em energia eléctrica. Neste momento existe uma ligeira paralisação dos geradores 2,3 e 4, funcionando apenas o gerador número 1.

    Segundo o Director do instituto nacional de meteorologia (INAMET), Osvaldo Sebastião, hoje ao telejornal da TPA INTERNACIONAL, que as chuvas sazonais apenas irão cair nos dias 15 e 16 de Outubro, onde os picos de chuvas das províncias do Bié e Huambo, poderão se encher e fornecer água nas barragens do Gove na província da Huíla, e na barragem do Kuando na província do Huambo, passando assim pelo corredor do Kwanza e chegando assim a barragem de Capanda.

    Afirmou também o Director geral do gabinete de apoio do médio Kwanza (GAMEK), o Eng. Eurico Ferreira, para que a quantidade de água possa chegar aos 950 metros de altitude, 800 metros cúbicos de água para voltar ao nível normal, mais as chuvas com maior densidade só irão cair em 63 dias entre os meados de Janeiros e princípios de Março.

    Vários são os rios que nesse momento estão a secar, como por exemplo o rio Dande na província do Bengo que fornece água a barragem das Mabubas que fornece energia para Luanda e a zona norte da província incluíndo o município de Ambriz e também a localidade da baía da Musserra, no sul da província do Zaire.

    O engenheiro também deixou um conselho aos cidadãos, para o uso racional tanto da água como da energia.

    Share this
    Tags

    A Bombar

    Banco Yetu celebra nove anos de existência com festa de glamour e requinte no Dia do “Herói Nacional”

    Foi exactamente no dia 17 de Setembro de 2015 que surgiu em Angola uma instituição financeira denominada “Yetu”, uma expressão em umbundo que, em...

    Jéssica Pitbull revela como surgiu sonho de ser apresentadora de TV e garante que vem “estrondo”

    Por: Nunes Hebo Após ser recentemente anunciada como o novo rosto do canal Banda TV, a artista angolana Jéssica Prata Bartolomeu deu uma entrevista ao...

    Clube Z está de volta ao Zap Viva com novos personagens e muito mais diversão

    A partir do dia 14 de setembro, o Zap Viva estreia a nova temporada do seu programa infantil de sucesso, o Clube Z, trazendo...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto