Por: Helder Lourenço
O mundo das Artes Marciais Mistas (MMA) está prestes a testemunhar um feito histórico, com a participação do primeiro árbitro angolano a ajuizar um Campeonato Europeu da modalidade. Jair Hedson M. Yoba, aos 31 anos foi escolhido pela Federação Internacional de Artes Marciais Mistas (IMMAF) para este papel de destaque, no evento que acontecerá em Belgrado, Sérvia, neste mês.
Em entrevista concedida ao PLATINALINE, Jair expressou sua gratidão pelo convite e sua determinação em contribuir para o sucesso do torneio.
“Foi uma honra receber o convite da Federação Internacional, para participar numa actividade que por norma não se convida árbitros de outros continentes. O objectivo é sair daqui com alguns combates arbitrários com árbitro central”, disse.
Com uma carreira iniciada como árbitro de MMA em 2021, Yoba conquistou sua licença internacional durante o Campeonato Mundial em Tirana, Albânia, no ano de 2023, onde demonstrou a sua competência em 15 combates.
Além da sua actuação como árbitro, Jair Yoba tem se empenhado activamente no desenvolvimento do MMA em Angola, sendo um exemplo inspirador para jovens talentos que aspiram seguir carreira neste desporto. Sua participação neste campeonato europeu não apenas representa um momento histórico para ele próprio, mas também para o MMA angolano como um todo.