O Presidente da República de Angola, João Manuel Gonçalves Lourenço, deixou Luanda na manhã desta quinta-feira, com destino a Adis Abeba, capital da Etiópia, onde participará na 38ª Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da União Africana (UA).
Acompanhado pela Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço, o Chefe de Estado angolano assumirá, no próximo sábado, a presidência rotativa da União Africana, sucedendo ao Presidente da Mauritânia.
Esta será a primeira vez que Angola ocupará o cargo de liderança do bloco continental, uma organização histórica que teve um papel fundamental na luta pela independência dos países africanos e que hoje se posiciona como o principal motor do desenvolvimento socioeconómico, da estabilidade e da integração dos mais de 50 Estados-membros da União Africana.








A presidência rotativa da UA representa um marco para Angola, reforçando o papel do país na diplomacia africana e na busca por soluções para os desafios do continente, incluindo segurança, desenvolvimento sustentável e fortalecimento da cooperação entre as nações.