O Presidente da República, João Lourenço, manifestou neste sábado (19), em Luanda, o desejo de ver inserido nas escolas primárias o desporto Xadrez, como forma de levar as crianças a desenvolverem mais cedo a concentração e o raciocínio lógico.
O Chefe de Estado prestou estas declarações durante a cerimónia de abertura do Festival de Xadrez “Junho Criança”, realizado no Memorial António Agostinho Neto, no âmbito das comemorações do mês das Crianças.
Convidado para fazer o lance de abertura do torneio, que opôs crianças de várias escolas da capital, João Lourenço entende que os benefícios proporcionados pelo Xadrez serão levados por elas para o resto da vida, com realce para a vida estudantil e profissional. “Não é por acaso que o Xadrez é considerado o Jogo Ciência”, enfatizou.
O Presidente da República, que se fez acompanhar da Primeira-Dama, Ana Dias Lourenço, não escondeu a satisfação ao ver no local vários petizes que, desde de tenra idade, estão interessados em aprender o xadrez. “É bom vermos, aqui, que a maioria dos praticantes são crianças, porque, como se costuma dizer: é de pequeno que se torce o pepino”, salientou o Presidente, para quem é nesta faixa etária que se deve apostar.
Projecto-piloto
Em reacção ao desejo manifestado pelo Presidente da República, a ministra da Educação, Luísa Grilo, anunciou, em exclusivo ao Jornal de Angola, que vai elaborar uma proposta neste sentido.
“Nós, enquanto executores da política do Executivo, vamos fazer a proposta. Podemos começar já com um projecto-piloto em algumas escolas, para depois vermos como podemos criar”, realçou Luísa Grilo.