João Lourenço e Adalberto Costa Júnior, líderes máximos do MPLA e da UNITA, sentam-se esta terça-feira, 13 de Maio, à mesma mesa para um diálogo que transcende rivalidades políticas. O encontro, agendado para as 17 horas, terá lugar no Palácio Presidencial e ocorre num momento em que a UNITA anunciou recentemente a intenção de realizar uma mega manifestação para protestar contra o pacote eleitoral que o MPLA pretende, ou estará prestes a, aprovar.
Segundo uma nota do Gabinete de Imprensa da Presidência da UNITA, a que o Platinaline teve acesso, o foco central do encontro será a situação política, económica e social do país.
“Este encontro visa promover um diálogo construtivo sobre a situação política, económica e social do país, num momento em que Angola enfrenta desafios significativos que exigem responsabilidade, abertura e compromisso”, lê-se na nota.
Sob o lema “2025 – Ano da Unidade Nacional para a Alternância do Poder”, a UNITA reforça o seu compromisso com o Estado de Direito e a consolidação da democracia. Do outro lado, João Lourenço representa o poder vigente há cinco décadas, com o MPLA no comando do país desde a independência.
Partilhe a sua opinião: o que espera deste encontro entre os dois principais rostos da política angolana?
Por: Vanilson Gourgel