Por: Luizão Cabulo
A jornalista angolana Dalila Prata destacou-se no 21º Fórum Meteoclimatic no Média Workshop em Darmstadt, Alemanha, representando Angola e a “TPA online” na sede da EUMETSAT. A participação de Dalila foi anunciada através de uma publicação no seu perfil de Instagram nesta sexta-feira (21).
No primeiro dia do evento, foram discutidos temas cruciais relacionados à comunicação eficaz das mudanças climáticas e à utilização de dados meteorológicos para previsões precisas. Dalila destacou a importância da EUMETSAT, uma organização intergovernamental localizada em Darmstadt, responsável pelo monitoramento do clima e do tempo a partir do espaço. A organização fornece dados essenciais para seus 30 Estados membros.
Dalila Prata encontra-se entre mais de 50 apresentadores de meteorologia de vários países, unidos pelo objetivo comum de aprimorar a comunicação e a cooperação global no campo meteorológico. Ela destacou que seu principal propósito na área é explorar novas fronteiras e criar um futuro mais informado e sustentável para as nações.
O evento contou com a participação de várias mulheres proeminentes na profissão, provenientes de países como Inglaterra, Ucrânia, Índia, Bélgica, Brasil, Nigéria, África do Sul e Estados Unidos da América. Esta diversidade sublinhou a importância da colaboração internacional na luta contra as mudanças climáticas.
A participação de Dalila Prata no fórum é um reconhecimento do seu compromisso com a comunicação eficaz das questões climáticas, destacando o papel vital que a mídia desempenha na conscientização e educação do público sobre o clima e o meio ambiente.