A jornalista, investigadora e docente universitária angolana Sandra Paula Gaspar Mainsel C. Jaime foi oficialmente nomeada membro da Academia de Ciência, Cultura e Artes do Brasil, ocupando a Cadeira n.º 3015. A cerimónia teve lugar esta semana em Volta Redonda, no Estado do Rio de Janeiro, e reconhece a sua relevante contribuição para a literacia digital, o jornalismo e a promoção do conhecimento no espaço lusófono.
Em declarações ao Platinaline, a jornalista ao serviço da Televisão Pública de Angola (TPA) descreveu a importância da nomeação e agradeceu pelo reconhecimento.
“Ser reconhecida no Brasil representa, para mim, um sentimento profundo de gratidão e responsabilidade. É o reconhecimento de uma trajectória construída com dedicação, resiliência e compromisso, particularmente com o saber, a cultura e a comunicação responsável.”
Mais adiante, Mainsel referiu que este reconhecimento representa não só uma conquista pessoal, mas também uma forma de abrir portas no que diz respeito à valorização da ciência, da educação e da cultura como motores de transformação social. Juntamente com Sandra Mainsel, outros dois angolanos também foram distinguidos, reforçando a presença intelectual de Angola no cenário académico internacional.