A Fundação Arte e Cultura vai homenagear no próximo dia 29 de Junho, pelas 18h, no seu auditório Wyza Anfiteatro, o escritor José Carlos de Almeida, no âmbito do Projecto Noites de Poesia. Em causa está o seu contributo na Literatura e Cultura Angolana.
O evento enquadra-se no âmbito das habituais Noites de Poesia, projecto concebido para unir escritores da antiga e nova geração, dando a estes últimos um palco para mostrarem os seus dotes literários, e da antiga geração receberem críticas para a instruções que se impõem.
Um grupo de poeta da nova geração vai declamar textos do escritor e da sua autoria-Olívia Gomes, Deusa Dinis; Universo Mavambo; Lú Matamba; Luzineide Tomás; África Gomes; Domingos Hossi; Poeta Gago; Borges Segorb; Delmira Dinis. Vão ainda animar a noite os músicos Fernando Jessy e Nelson Nguenohaita e o Grupo Teatral, Jovens da Mulemba
Sobre o Escritor a homenagear
José Carlos de Almeida, também conhecido por Joseca Makiesse, nasceu no Bairro Rangel, actual distrito de Rangel, pertencente ao Município de Luanda, no dia 12 de Março de 1968. Licenciou-se em Direito, em Portugal, pela Universidade Autónoma de Lisboa, “Luís de Camões”, beneficiando-se de uma bolsa de estudo da SONANGOL. Antes de partir para Lisboa, estudou Direito na Faculdade de Direito da Universidade Agostinho Neto, em Luanda.
O escritor é um autêntico melómano. Aprecia as músicas dos grandes clássicos da música angolana. Identifica-se com a música «O Que Eu Quero», de André Mingas. Por outro lado, encanta-se com a morna, o fado, o blues e o jazz suaves. Pedro Abrunhosa, Amália Rodrigues, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Maria Betânia e Ildo Lobo são os seus principais ídolos musicais da lusofonia. Além da música, gosta de leitura e não dispensa canetas e blocos de apontamento, bem como o seu computador portátil, que é um meio de trabalho, investigação e de entretenimento.