O jovem angolano residente na Turquia há 5 anos, Edson Casimiro, criou um site denominado “Iambu.com”, utilizando a inteligência artificial para ajudar os estudantes angolanos que procuram por bolsas de estudos de países estrangeiros.
Em entrevista ao Platinaline, o jovem formado em engenharia da computação na Universidade de Istambul contou que no decorrer da sua formação trabalhou em projectos inovadores e foi então que decidiu criar o site iambu, com o objectivo de resolver o problema que muitos jovens estudantes em Angola enfrentam ao procurarem bolsas de estudos.
Edson ainda referiu que há 6 anos, quando procurava por informações sobre as bolsas de estudos, teve dificuldades em saber como fazer para ter acesso e chances maiores de conseguir uma bolsa no exterior, e garantiu que o Iambu veio para resolver este problema.
“O Iambu veio para resolver este problema que tantos jovens enfrentam no processo de pesquisa e aplicação em bolsa de estudo. Nós criamos um ambiente onde as pessoas com conhecimentos trabalham como consultores através do nosso chat com capacidade de inteligência artificial, vão dar suporte aos estudantes que procuram bolsas de estudos para continuarem com os seus estudos”, garantiu.
Para além da consultoria que o site oferece, também apresenta aos usuários o número das bolsas disponíveis e ainda dá informações sobre os requisitos necessários para se ter acesso às bolsas elegíveis em Angola.
Refira-se que Edson Casimiro está na Turquia como bolseiro desde 2018, concluiu a sua licenciatura em engenharia da computação na Universidade de Istambul, em junho do ano em curso, e já trabalhou activamente com a Associação de Estudantes Angolanos na Turquia.
Por: Nunes Hebo