“Hackathon de Ideias“ chega a Angola para empoderar os jovens Angolanos. É um evento que visa financiar e acompanhar projetos de intervenção com impacto social desenvolvidos por jovens angolanos.
Esta iniciativa que consiste na capacitação e promoção do empreendedorismo jovem em Angola, foi idealizada pela Policy Experimentation & Evaluation Platform (PEEP), tem o patrocínio da multinacional Deloitte e conta com apoio da Rede de Mediatecas de Angola, da Embaixada dos Estados Unidos da América, do Instituto Nacional de Petróleos, da Miranda Aliance e da agência Young Network Angola, entre outros.
De acordo com o Professor Dana Redford, da Universidade de Califórnia, Berkeley (EUA), Presidente e fundador da PEEP, “O conceito do Hackathon tem origem nos desafios inicialmente organizados em 1999 nos EUA, e tinha como objetivo desenvolver software para programas de código aberto, inclusivé para a Sun Microsystems, dentro de um tempo muito limitado”.Um Hackathon é uma forma cada vez mais popular de encontrar novas soluções para problemas, e ao mesmo tempo mostra o que há de melhor no trabalho em equipa.
Os jovens reúnem-se para construir, lançar e vencer com as suas ideias originais e o objectivo é que criem e desenvolvam uma oportunidade de usar suas habilidades para ‘hackear’ – ou realizar ideias inovadoras. No Hackathon de Ideias Angola 2022, os jovens terão a oportunidade de trabalhar em equipa para construir, lançar e vencer desafios com as suas ideias originais, utilizando as suas habilidades, de forma a tornar as suas soluções vencedoras dos prémios destinados aos melhores. Alem do prémio que totaliza 1.250.000,00 KZ, as equipas vão usufruir de acompanhamento técnico especializado.O evento vai decorrer online nos dias 24 e 25 de junho, com desafios que visam desenvolver negócios sustentáveis, incorporar tecnologias e soluções financeiras e activar a educação; projectos que vão valorizar Angola para colocar a comunidade e as pessoas no centro.
Segundo o Professor Afonso Zinga, da Universidade Agostinho Neto, que lidera o Conselho Consultivo da PEEP em Angola, “vamos ter um grupo de mentores que irão apoiar os jovens durante os dois dias do Hackathon. Antes haverá uma formação pré-evento, em áreas temáticas como melhoria de processos, marketing, branding, teamwork ou apenas aprender sobre o processo de idealização e conceitos de empreendedorismo.”