Luanda – O julgamento dos generais Hélder Vieira Dias “Kopelipa” e Leopoldino Fragoso do Nascimento, conhecido como “general Dino”, foi adiado para o próximo dia 10 de março de 2025, anunciou o Tribunal Supremo (TS).
A decisão, comunicada pela juíza conselheira Anabela Valente, deve-se à ausência de formalidades processuais, como a notificação atempada dos advogados de defesa. Segundo o despacho, o tribunal não cumpriu o prazo legal de 15 dias para a notificação das partes envolvidas.
Ambos os generais, junto com Fernando Gomes dos Santos e as empresas China International Found (CIF), Plansmart International Limited e Utter Right International Limited, são acusados de crimes como peculato, burla por defraudação, falsificação de documentos, associação criminosa, abuso de poder, branqueamento de capitais e tráfico de influências.
Benja Satula, um dos advogados de defesa, declarou à imprensa que o adiamento já era esperado devido ao “erro essencial” no cumprimento das formalidades legais.
O processo, que conta com 38 declarantes e testemunhas, será conduzido pela juíza relatora Anabela Valente, com apoio dos juízes adjuntos Martinho Nunes e Inácio Paixão.