Fechar O Menu

    Subscrever as actualizações

    Receba as últimas notícias

    O que está em alta

    Gala Divas Angola celebra 10 anos com noite de glamour, emoção e tributo às mulheres que transformam o país

    6 de Dezembro, 2025

    Primeira-Dama Ana Dias Lourenço homenageada no Divas Angola pelo seu impacto social e liderança humanitária

    6 de Dezembro, 2025

    10.ª Edição do Divas Angola acontece a 5 de Dezembro com transmissão na TPA e Platina Line

    5 de Dezembro, 2025
    Facebook Instagram YouTube
    Facebook X (Twitter) Instagram
    PlatinaLine
    • PlatinaLine
    • Famosos

      PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA NACIONAL EMPOSSADO COMO MEMBRO DO FÓRUM PARLAMENTAR DA SADC

      2 de Dezembro, 2025

      Cesalty e Buderbela esclarecem detenção e negam abuso

      1 de Dezembro, 2025

      Preço do petróleo Brent para 2026 deve situar-se entre 55 e 66 dólares, apontam agências internacionais

      28 de Novembro, 2025

      Sucesso absoluto leva a sessão extra de “Quem Está Aí?” com Thiago Lacerda em Luanda

      20 de Novembro, 2025

      Parlamento Infantil anuncia Gil Van-Dunem e Edivania Silva como apresentadores da 4.ª edição

      20 de Novembro, 2025
    • Música
    • Em Foco
    • Lifestyle
    • Desporto
    • Galeria
    • Contacto
    PlatinaLine
    Casa»Novidades»"Juventude e Planeamento"
    Novidades

    "Juventude e Planeamento"

    Rosa De SousaPor Rosa De Sousa6 de Julho, 2013Sem comentários6 Minutos de Leitura
    Facebook Twitter Pinterest O LinkedIn Tumblr WhatsApp VKontakte E-mail
    Compartilhar
    Facebook Twitter O LinkedIn Pinterest E-mail

    O site wikipédia define Planeamento como uma ferramenta administrativa, que possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um referencial futuro, estruturando o trâmite adequado e reavaliar todo o processo a que o planeamento se destina. Sendo, portanto, o lado racional da acção. Tratando-se de um processo de deliberação abstrato e explícito que escolhe e organiza acções, antecipando os resultados esperados. Esta deliberação busca alcançar, da melhor forma possível, alguns objectivos pré-definidos.

    A mesma fonte define ainda Planeamento Familiar como conjunto de acções que têm como finalidade contribuir para a saúde da mulher e da criança e que permitem às mulheres e aos homens escolher quando querem ter um filho, o número de filhos que querem ter e o espaçamento entre o nascimento dos filhos, o tipo de educação, conforto, qualidade de vida, condições sociais, culturais e seus níveis, conforme seus princípios de necessidade.

    Quem dera que metade de nós jovens soubesse planificar, quem dera que soubéssemos traçar o que queremos, quando queremos e como queremos. Se soubéssemos fazer isso, se alguém se tivesse preocupado em nos ensinar a fazer isso, teríamos evitado metade dos nossos problemas actuais, talvez a sociedade não se teria queixado tanto de nós. Se metade dos nossos adolescentes e jovens tivesse aprendido o que é planeamento familiar se calhar não teríamos tanta criança abandonada e na rua, se calhar não teríamos tanta zungueira e se calhar não teríamos tanta delinquência como temos.

    O que acontece ou o que se espera de um casal de jovens namorados (adolescentes), que sem planeamento engravida? Um casal que mal sabe que tipo de educação irá dar ao filho que espera? Que mal sabe o que terá de fazer para garantir o sustento deste filho? As possibilidades de uma relação destas dar certo e formar uma família como se deseja são muito limitadas e muitas vezes mesmo nulas. Sem emprego e sem nenhum acompanhamento, muitos desses jovens começam por abandonar os estudos porque agora têm uma responsabilidade (quando a encaram como tal, pois para a maioria é um problema ou o princípio de vários problemas) e como consequências temos o jovem que não assume, a jovem que se vê a ter que aguentar sozinha com as consequências de uma gravidez indesejada e como mãe solteira temos possivelmente uma próxima zungueira senão mesmo prostituta.

    Temos vindo a assistir o crescimento do número de adolescentes grávidas, de mães solteiras e filhos abandonados, e como quase tudo na nossa sociedade todos procuram culpados apontando dedos uns aos outros mas solução de verdade ninguém encontra. Uns preferem fugir das suas responsabilidades e culpar as novelas brasileiras que passam na TPA e nos diversos canais assistidos em Angola. Mas até onde vai a culpa destas novelas? Na maioria delas (pelo menos as que eu vi) quando se falou de namoro na adolescência apontaram-se soluções e deram aulas durante vários capítulos sobre a prevenção e os perigos de um namoro nesta fase. Se aprendemos nas novelas então era suposto que tivéssemos aprendido também a nos prevenirmos e até a fazer um planeamento, mas a realidade mostra que a nossa juventude aprende com facilidade o que é mau do que o que é realmente correcto ainda que tenha diante de si todas as condições para isso.

    Cá entre nós, de quem é a culpa? O que pode ou deve ser feito? Do estado e das famílias (pais). O estado tem que criar condições para que haja educação, para que o cidadão aprenda e com qualidade. O estado deve criar condições para que tenhamos na sociedade famílias no verdadeiro sentido da palavra e não famílias desestruturadas por razões que muitas vezes podem ser evitadas. Uma vez identificado o problema, o estado deve ou deveria imediatamente começar um programa de educação sexual e planeamento familiar a todos os quadrantes, em todas as línguas nacionais e em todos os pontos, um programa que não envolva apenas algumas ONG´s e hospitais como acontece, mas que envolva toda sociedade civil e não só. O problema de gravidez precoce é já tão sério na nossa sociedade que já devíamos ter nas nossas escolas disciplinas de educação sexual, e é responsabilidade do estado fazer isso através do ministério da educação em parceria com o da família.

    Mas nesta luta toda os pais continuam a ser os que têm mais responsabilidades, a educação é sempre responsabilidade deles e os nossos precisam aprender a quebrar os tabus que trazem do seu tempo. Já dizia o filósofo que “o defeito dos velhos é olhar o futuro com a nuca”. Pois é, é tempo de pegarem na educação do vosso tempo e adaptarem-na a realidade do nosso, é preciso começar a falar sobre sexo em casa com os filhos, não basta dizer para não namorar, de nada serve dizer a uma filha que se ficar grávida vai sair de casa, vai trabalhar pra pagar a escola. Mais do que proibir a namorar é necessário ensinar a namorar. Normalmente o que é proibido é “gostoso” e desperta a curiosidade, é aí que surge o problema. Normalmente o que dizem ser proibido em casa, ela ouve das colegas e amigas e atiça a curiosidade, surge a contrariedade entre o que se recebe em casa e o que se ouve fora ou se lê nas revistas, internet e outros. Os pais têm que começar a falar de sexo com os filhos antes mesmo de estes começarem a se interessar por isso, os pais têm que começar a ensinar cada detalhe sem impor, sem incutir medo, e pela velocidade que as coisas levam convém começar a fazê-lo a partir mesmo dos 10, 12 anos. Se não se fizer isto, se não se ensinar aos rapazes a ser responsáveis pelo que fazem, se os pais continuarem a falar da gravidez com os filhos como um crime, se continuarmos a proibir ao invés de ensinar continuaremos a ver crianças, adolescentes e jovens grávidas, continuaremos a ver crianças abandonadas nas ruas, continuaremos a ver jovens na zunga com filhos às costas, continuaremos a assistir fugas de paternidade.

    Muita coisa por se dizer e muito tem que ser feito, mas a responsabilidade é de todos e cada um de nós pode e deve ser um activista do planeamento familiar. Cada um de nós tem que passar a mensagem da melhor forma possível, e os pais de hoje, o estado, têm mesmo que assumir o seu papel e começar já, ou continuaremos a ver os mesmos erros e a piorar as consequências.

    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest O LinkedIn Tumblr WhatsApp E-mail
    Artigo AnteriorNovo Álbum dos Powerboyz já disponível para os Fãs
    Próximo Artigo Bzb feat Paulo Flores – Noites de Verão (Produced by Djeff for Kazukuta Records)
    Rosa De Sousa

    Relacionados Posts

    Plataforma digital para organização de eventos chega a Angola com foco especial em casamentos e pedidos

    30 de Setembro, 2025

    Escritor angolano pede ajuda para recepção do prémio “FOX USA 2024” em Nova Iorque

    9 de Julho, 2024

    Deputado angolano vence prémio de primeiro escalão em concurso de investigação científica na Tanzânia

    8 de Novembro, 2023

    Governador de Luanda e top model Maria Borges partilham em live ideias sobre melhorias a serem feitas na província de Luanda 

    27 de Outubro, 2023
    Deixe Uma Resposta Cancelar Resposta

    Platina Line
    As nossas escolhas

    Gala Divas Angola celebra 10 anos com noite de glamour, emoção e tributo às mulheres que transformam o país

    6 de Dezembro, 2025

    Os melhores looks da 10.ª Gala Divas Angola: glamour, brilho e muita elegância no Epic Sana

    6 de Dezembro, 2025

    Primeira-Dama Ana Dias Lourenço homenageada no Divas Angola pelo seu impacto social e liderança humanitária

    6 de Dezembro, 2025

    10.ª Edição do Divas Angola acontece a 5 de Dezembro com transmissão na TPA e Platina Line

    5 de Dezembro, 2025
    • Facebook
    • Instagram
    • YouTube
    Mundo
    * Mundo

    Cinco jornalistas da emissora Al Jazeera mortos na Faixa de Gaza após ataque de Israel; emissora e ONGs condenam acção

    Por Osvaldo11 de Agosto, 20250

    Cinco jornalistas da cadeia Al Jazeera, incluindo o reputado correspondente Anas al-Sharif, foram mortos este…

    “Jesus” da Sibéria recebe pena de 12 anos de prisão por danos à saúde física e mental dos seguidores

    1 de Julho, 2025

    Conheça a mulher mais fértil do mundo: Mariam Nabatanzi tem 44 filhos aos 43 anos

    1 de Julho, 2025

    Furto de bola autografada por Neymar Jr resulta em condenação de 17 anos de prisão

    1 de Julho, 2025

    Subscrever as actualizações

    Receba as últimas notícias

    O Platina Line é um portal angolano dedicado a informação, educação e entretenimento. Ele oferece conteúdos sobre diversas áreas, incluindo cultura, música, moda, celebridades e novidades, com foco na língua portuguesa.

    O portal busca informar e entreter angolanos e outros interessados, com foco em notícias e entretenimento.

    Email: pauta@platinaline.com
    Call Center: 226 448 315

    Facebook Instagram YouTube
    Nossas escolhas

    Gala Divas Angola celebra 10 anos com noite de glamour, emoção e tributo às mulheres que transformam o país

    6 de Dezembro, 2025

    Os melhores looks da 10.ª Gala Divas Angola: glamour, brilho e muita elegância no Epic Sana

    6 de Dezembro, 2025

    Primeira-Dama Ana Dias Lourenço homenageada no Divas Angola pelo seu impacto social e liderança humanitária

    6 de Dezembro, 2025
    Novos comentários
    • Vlatiniqui Lino em Shakira chora e manda indireta para Piqué em clipe após separação: ‘me deixou’
    • Delcio em Empresário Angolano aposta na produção nacional e na criação de empregos para os jovens
    • Marcos em LS & Republicano celebra 22 anos de existência com ofertas de vários prémios
    • Bocolo Daniel em Unji – DELL Angola dedica-se à importação e distribuição de produtos e serviços Dell
    © Todos os Direitos Reservados. Platina Line 2025
    • Desenvolvido Por :
    • Willsite

    Digite acima e pressione Enter para a pesquisa. Pressione Esc 'cancelar'.