Uma obra literária infantil intitulada “O regresso de Kambongue” será lançada na próxima terça-feira, dia 24, na União dos Escritores Angolanos (UEA), em Luanda, pela escritora Kanguimbo Ananaz.
De acordo com a escritora, o livro é uma sequência da obra “O Avô Sabalo”, lançada em 2006, e retrata a história de um jovem (Kambongue) que depois de estar formado procura mostrar aos habitantes da aldeia onde nasceu, que tudo pode ser transformado.
Assim, conta a escritora, tudo o que o jovem Kambongue aprendeu, ensina as pessoas sem instrução, desvendando que o feio pode ser belo e que o deserto pode ser cultivado, desde que haja trabalho.
“Podemos tirar, como moral deste história, que é possível levar as pessoas a saberem que independentemente da profissão que desempenhem, todos podem fazer algo para que se auto-sustentem para que o país seja melhorado. Isso, desde que haja trabalho”, explicou.
Por sua vez, o escritor angolano Akiz Neto, ao fazer a análise da obra, referiu que “O regresso de Kambongue” possui elementos catalizadores que podem acelerar o interesse humano de apostar na sua formação.
Nascida ao 03 de Fevereiro de 1959, na província do Namibe, Mara Manuela Cristina Ananaz, de nome artístico “Kanguimbo Ananaz”, é escritora há 20 anos.A escritora tem ainda outras obras publicadas tais como “Seios do Deserto”, “O Avô Sabalo” e o “Soba Kangueia e a Palavra”.
com Angop