Os artistas angolanos Landrick, Chelsea Dinorath, DJ Nelasta e Telminho destacam-se como os únicos representantes de Angola nomeados para os Trace Awards 2025. A cerimónia de entrega dos prémios está agendada para o dia 26 de fevereiro em Zanzibar, Tanzânia, com especial atenção para Chelsea Dinorath, que acumula duas nomeações.
Landrick e Chelsea Dinorath disputam a categoria de “Melhor Artista da África Lusófona”, enfrentando uma forte concorrência de nomes como Calema (São Tomé e Príncipe), Twenty Fingers (Moçambique), Mr. Bow (Moçambique) e Soraia Ramos (Cabo Verde).
Além dessa categoria, Chelsea Dinorath, autora de sucessos como “Sodadi” e “À Toa”, também está nomeada para “Melhor Artista Feminina”, ao lado de estrelas como Tyla, Ayra Starr, Tems, Makhadzi, Josey e Yemi Alade.
Nos prémios globais, Angola marca presença adicionalmente com DJ Nelasta, na categoria de “Melhor DJ”, e Telminho, que concorre como “Melhor Dançarino“.
A votação já está aberta e pode ser realizada no site www.traceawards.plus. O público terá um papel crucial, com os seus votos a representarem 50% da decisão final, sendo a outra metade determinada por um júri especializado.
Os Trace Awards celebram a diversidade e a excelência da música africana, abrangendo géneros como Afrobeat, dancehall, hip-hop, Afro-pop, amapiano, zouk, kizomba, gospel, rap, raï, kompa, R&B e rumba, entre outros. A competição abrange mais de 30 países de África, América do Sul, Caribe, Oceano Índico e Europa, com artistas a concorrerem em 24 categorias.
Por: Makiesse Macondo