Liliana Torquato Navarrett Talino, é uma Jovem de 18 anos, residente em Angola, que se tornou na primeira angolana a ingressar numa universidade americana,”Yale University”, aos 18 anos, após tantas tentativas e partições em programas educacionais da ONU.
Em entrevista ao Platina Line, a jovem promissora narrou como foi todo processo até chegar a esta grande conquista e expressou o significado da mesma.
“Eu, na verdade, fui aprovada em duas universidades americanas, sendo a Yale University e a Columbia University, são duas das melhores universidades dos EUA, que fazem parte da Ivy League, um grupo das 8 universidades dos Estados Unidos da América, mais conceituadas. Foi uma trajetória de muito sacrifício, eu sou órfão de pai e filha de uma enfermeira, que batalhou muito em prol da minha formação”, começou.
Durante a conversa, Liliana contou ainda que o seu maior sonho é poder desenvolver o seu programa educacional, que terá como objetivo principal ajudar jovens mulheres a ter as mulheres oportunidades de ingressar em universidades conceituadas do mundo.
” Eu tenho como grande objetivo, terminar os meus estudos lá, e a seguir regressar para Angola, para desenvolver o meu projeto e poder contribuir para a capacitação dos jovens, porque eu sinto que os jovens no nosso pais, tem poucas oportunidades para poder mostrar o quão são capazes de criar coisas grandiosas”, contou.
Vale ressaltar que Liliana Navarrett, partirá para os Estados Unidos da América, em agosto, para poder então começar a frequentar as aulas na universidade, e vai frequentar o curso de licenciatura em relações internacionais e ciências Políticas.
Por: Vanilson Gourgel