Luandenses festejam triunfo de Angola sobre Nigéria

0
181
Centenas de habitantes de Luanda festejaram hoje com euforia nas ruas da cidade o apuramento da selecção nacional à final da 26ª edição do Campeonato Africano de Basquetebol (Afrobasket2011), após triunfo sobre a Nigéria, por 76-68, em jogo das meias-finais, disputado em Antananarivo, Madagáscar.
Numa ronda feita pela Angop, no centro e arredores da capital do país, no decorrer e no final do desafio transmitido pela Televisão Pública de Angola (TPA), constatou-se a existência de aglomerados de pessoas, cortejos de viaturas e motorizadas, emitindo sons de buzinas, transportando bandeiras da república e outros cartazes.
Além das passeatas e cortejos automobilísticos, notou-se ainda festejos em grupos nos bairros, nas janelas e terraços dos prédios, quintais, bares, restaurantes e outras instituições hoteleiras.
Nos locais habituais de assistência dos jogos, em telas gigantes, como o largo da LAC, Miramar, Independência, Aeroporto observou-se grande entusiasmo do público presente.
Nas principais ruas, após consumação da vitória, o trânsito automóvel foi lento, na medida em que tanto os automobilistas, motoqueiros e peões dividiam os espaços para manifestar satisfação e alegria pelo feito. Apesar disso, era evidente o trabalho dos efectivos da unidade de trânsito e outros da Polícia Nacional, que asseguravam a ordem e a tranquilidade na via.
Os manifestantes, em grande número, estavam trajados predominantemente com as cores da bandeira nacional e gritavam palavras de exaltação à pátria e selecção, como “Angola já é o campeão, a Taça é nossa, agora que venham os tunisinos, o 11º título está garantido (…)”.
No município do Sambizanga, arredores do mercado do São Paulo, no Bairro do Prenda, no Rangel, sobretudo na Rua da Brigada, era audível som proveniente de colunas e aparelhos colocados defronte às residências e bermas das estradas.
Na final deste domingo, às 16h30 (hora de Angola), os campeões africanos defrontarão a Tunísia, que hoje eliminou a Côte d’Ivoire.
com angop 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui