O cantor angolano, Mago de Sousa foi reconhecido recentemente no Quénia, com um símbolo tradicional denominado Rungo, como símbolo de reconhecimento da sua arte após encantar o público Queniano no festival “Kizomba Sensação” que decorreu naquele país da África oriental.
O rungo é um símbolo tradicional queniano de poder e autoridade, geralmente entregue a figuras de grande prestígio, como presidentes e reis de tribos.
Em entrevista ao platinaline, Mago de Souza explicou que foi recebido com muito respeito, honra e carinho, posteriormente ter sido homenageado ao longo do espectáculo com várias peças simbólicas que representam o poder e a honra local, incluindo.
“Ao longo do espetáculo, fui homenageado com algumas peças que simbolizam o poder e a honra a nível local, em reconhecimento ao mérito que tenho. Entretanto, é a primeira vez que um cantor angolano de kizomba tem uma sala dedicada a ele”, contou.
O cantor também falou sobre os desafios que músicos de expressão portuguesa enfrentam ao tentar entrar em países como o Quénia, Senegal e Nigéria, ressaltando a importância da sua participação no evento, onde foi um dos dois angolanos presentes. “Este reconhecimento é um reflexo da minha luta pessoal para levar a kizomba ao mais alto nível, e não tinha noção de como fui bem recebido“, completou.
Por: Makiesse Macondo