- Publicidade -

More

    Rui Conceição perde controle do Big One: tribunal penhora bens por dívida bilionária

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    O Tribunal da Comarca de Luanda ordenou a penhora do património do empresário Rui Eduardo Fernandes Mendes da Conceição, proprietário do Centro Comercial Big One, devido ao incumprimento de contratos de crédito.

    De acordo com informações disponíveis, Rui Conceição tem uma dívida superior a 23 mil milhões de kwanzas, contraída, em grande parte, junto de instituições financeiras públicas, como o Banco de Poupança e Crédito (BPC), o Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA) e o Banco de Comércio e Indústria (BCI).

    No caso do BDA, onde o empresário possui uma dívida superior a 13 mil milhões de kwanzas, os valores em falta representam cerca de 10% dos prejuízos registados por esta instituição no último exercício económico.

    Em dezembro de 2024, o tribunal já havia determinado o encerramento do Centro Comercial Big One. No entanto, Rui Conceição solicitou a suspensão da penhora por 45 dias, alegando a necessidade de vender produtos perecíveis do supermercado. Durante esse período, foram identificadas irregularidades, nomeadamente a continuidade da atividade comercial para além da venda dos produtos mencionados.

    Face a esta situação, o tribunal decretou a penhora do supermercado Big One e das contas bancárias do empresário. No entanto, os postos de trabalho foram mantidos, com a gestão do espaço atribuída a um fiel depositário indicado pelo tribunal.

    A decisão do tribunal foi bem recebida no setor bancário, sendo vista como um reforço das garantias para a execução de créditos em situação de incumprimento.

    Share this
    Tags

    A Bombar

    Lendas da música afirmam ter identificado os feiticeiros do meio artístico

    O mercado musical angolano esteve em debate num encontro inédito entre algumas das maiores lendas da música nacional. Heavy C, Walter Ananas, Yuri da...

    MCK afirma que os artistas já não vendem álbuns como antes: “O país está na rocha e isso estrangulou a produtividade dos artistas”

    O rapper e activista social MCK afirmou recentemente no podcast "Batata Quente", do Mercado Lusófono, que os artistas angolanos já não vendem álbuns como...

    Weza Mendes pronuncia-se sobre entrevista com mãe de Mano Chaba e pede desculpa ao público, especialmente a Deezy

    O podcast Pod 1Milhão veio a público nesta quinta-feira, 27 de março, através da apresentadora Weza Mendes, para esclarecer e apresentar um pedido de...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto