Pelo menos 1.534 reclusos evadiram-se nesta quarta-feira, 25 de dezembro, do Estabelecimento Penitenciário de Alta Segurança de Maputo, na sequência de uma rebelião que resultou na morte de 33 pessoas, segundo as autoridades locais. Dezenas de fugitivos foram avistados a correr pelos bairros adjacentes à prisão, conforme mostram vídeos amplamente partilhados nas redes sociais.
O secretário permanente do Ministério da Justiça, Justino Tonela, confirmou o incidente à Agência Lusa, salientando que ainda estão em curso os trabalhos para apurar o número exato de reclusos envolvidos e outras circunstâncias relacionadas. “Confirmamos a evasão, mas as nossas equipas estão no terreno para apurar os detalhes”, afirmou.
Localizada a cerca de 14 quilómetros do centro da capital moçambicana, a prisão alberga mais de três mil reclusos, muitos deles condenados por crimes graves, incluindo homicídio. Este episódio ocorre num momento de elevada tensão em Maputo, marcada por protestos, saques e atos de vandalismo desde o anúncio dos resultados das eleições gerais.
Por: Helder Lourenço