- Publicidade -

More

    Manuel Pereira da Silva eleito presidente do Fórum das Comissões Eleitorais da SADC

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    Luanda – A 26ª Conferência Geral Anual do Fórum das Comissões Eleitorais da SADC (ECF-SADC), realizada na República de Seychelles, encerrou esta quarta-feira com a eleição de Manuel Pereira da Silva, presidente da Comissão Nacional Eleitoral de Angola, como novo líder da organização.

    Manuel Pereira da Silva irá presidir o fórum por dois anos, de 2024 a 2026. A vice-presidência foi atribuída à Comissão Nacional Eleitoral da República Democrática do Congo, enquanto a África do Sul assumiu a liderança do Comité Executivo da organização.

    Durante o discurso de encerramento, Manuel Pereira da Silva agradeceu pela confiança depositada pelos órgãos de administração eleitoral da região e destacou os desafios e as oportunidades do mandato. Ele reiterou o compromisso com a inovação e a consolidação da democracia, enfatizando a importância da colaboração entre os países membros para superar os desafios eleitorais.

    Desafios e prioridades

    Manuel Pereira da Silva mencionou questões cruciais que serão enfrentadas durante o mandato, incluindo o combate à desinformação, manipulação de narrativas, discursos de ódio e a garantia da segurança e integridade dos processos eleitorais. Também abordou a pressão política interna e externa nos contextos eleitorais e a necessidade de envolver mais jovens no processo democrático, especialmente em um ambiente digital em constante evolução.

    “O futuro dos nossos processos eleitorais está intimamente ligado à forma como lidamos com a crescente desinformação, as novas formas de manipulação e as pressões externas. Precisamos ser resilientes e inovadores, aproveitando as lições aprendidas para fortalecer a democracia na nossa região”, afirmou o novo presidente do fórum.

    Apesar dos desafios, Manuel Pereira da Silva destacou que também existem oportunidades para fortalecer os sistemas eleitorais, consolidar a confiança dos eleitores e aprimorar a transparência.

    Compromisso com a democracia

    “O compromisso com a democracia deve ser inabalável. A complexidade dos processos eleitorais deve ser encarada como uma oportunidade para aprimorarmos as práticas, fortalecer a confiança do eleitorado e garantir a transparência dos nossos sistemas”, concluiu o novo presidente do ECF-SADC.

    A eleição de Manuel Pereira da Silva reafirma o papel de Angola como protagonista na promoção da democracia e no fortalecimento dos processos eleitorais na região da África Austral.

    Share this
    Tags

    A Bombar

    Tribunal Constitucional promove jornadas do constitucionalismo angolano em alusão ao 50.º aniversário da independência nacional

    No âmbito das celebrações do 50.º aniversário da independência de Angola , que se assinala a 11 de Novembro de 2025, o Tribunal Constitucional...

    OEC reforça investimento no talento  local com programa de estágio  em grandes projectos

    Luanda, 14 de Janeiro de 2024 – A OEC Angola vai arrancar, em Fevereiro de 2025, com uma nova turma de estagiários, dando continuidade ao programa em curso e reafirmando o seu compromisso com o desenvolvimento de jovens...

    Celma Ribas Nomeada para Três Categorias nos Prémios “Young Achiever Africa 2025” em França

    A cantora e empreendedora angolana Celma Ribas recebeu uma distinção significativa ao ser nomeada para três categorias dos prestigiados Prémios Young Achiever Africa 2025....

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto