Em preparação para a primeira visita do presidente americano Joe Biden a Angola, nos dias 13 e 15 de outubro, marines e um porta-aviões americano já estão em território angolano, garantindo a segurança e logística para a chegada do chefe de Estado.
A megaestrutura que acompanha o presidente inclui o Air Force One, helicópteros adaptados “white tops,” e uma comitiva de veículos blindados que desembarcam em aviões de transporte C-17 Globemaster, além do famoso Cadillac One, conhecido como “A Besta”.
Esta operação faz parte das medidas de segurança de alto nível que acompanham o presidente dos Estados Unidos em viagens internacionais.
Estimativas apontam que a comitiva de Biden deve abarcar cerca de mil pessoas, incluindo mais de 150 agentes do serviço secreto, além de médico, chef, entre outros profissionais.
em comitivas de um avião presidencial americano Vários aviões de carga, incluindo o avião de transporte C-17 Globemaster, transportam a frota de veículos blindados e helicópteros do presidente, e aterrissam antes da chegada do Air Force One. O presidente está sempre acompanhado por um assessor militar que carrega uma maleta de emergência conhecida como “a bola de futebol nuclear”. Os carros que compõem a comitiva presidencial incluem duas limusines idênticas e outros veículos de segurança e comunicação.
Eles são transportados pela Força Aérea americana antes da chegada do presidente. No solo, o presidente é transportado no Cadillac One – uma limusine chamada de ‘A Besta’. Ela transita acompanhada por outra, igual, com a mesma placa de Washington DC, 800-002. O presidente viaja no Air Force One, que não é um avião específico, mas sim o nome dado a algumas das duas aeronaves da série Boeing 747-200B adaptadas, que levam os códigos finais 28000 e 29000.