Pelo menos uma vítima mortal foi registada no município de Viana, Bairro Bita, “Mukula Ngola”, após os ventos fortes que assolaram as províncias de Luanda e Bengo, no passado sábado, dia 6 de Março. Trata-se de uma criança de aproximadamente 10 anos de idade, que foi surpreendida por um muro de uma obra inacabada, resultante do mau tempo em Luanda.

Segundo relatos de pessoas que estiveram no local, “a vítima estava a brincar perto de casa, em companhia dos amigos, quando foram surpreendidos pelos ventos fortes. Infelizmente, uma das crianças não conseguiu escapar do muro que caiu, e acabou por perder a vida imediatamente no local.”

Em nota de imprensa enviada aos órgãos de Comunicação Social, o Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INAMET) esclarece que os ventos fortes ocorridos em Luanda e Bengo foram causados pela diferença de pressão registada entre o oceano e o continente.

A temperatura do oceano, muito fria, e do continente, muito quente, resultou em alta pressão na zona marítima, e baixa pressão em terra. De acordo com a nota, “quando este fenómeno ocorre, há ventos fortes”.

Por: Sérgio Flávio (Estagiário Platina Line)