Milca Caquesse junta mulheres da sociedade civil para debate sobre temas ligados às mulheres na liderança.

0
228

Alusivo ao Março Mulher, a jurista e activista para questões do gênero, Milca Caquesse, actual 1a Secretária do MPLA no Distrito Urbano da Maianga, juntou hoje Domingo, 14.03, várias mulheres da sociedade civil da Maianga para um encontro onde Mulheres na liderança – Alcançando um futuro igual em um mundo de COVID-19.

Um evento onde a abordagem técnica e profunda de seis temas marcaram um debate de 5 horas. Tendo a seguinte agenda:

* TEMA 1: A importância da participação plena e efectiva da mulher na tomada de decisões na vida pública.
– Prelectora: Dra. Claudineth Cerqueira (Médica e Administradora Municipal Adjunta de Talatona).
– Moderadora: Dra. Djamila Diogo (Engenheira de Petróleos)
* TEMA 2: O impacto sócio – econômico da Covid 19 na vida das mulheres Angolanas e o papel da comunicação social em tempo de pandemia.
– Prelectora: Dra. Djamilia dos Santos (Jornalista e Economista)
– Moderadora: Dra. Karina Gonçalves (Advogada).
* TEMA 3: A Importância do Orçamento Sensível ao Gênero.
– Prelectora: Dra. Idalina Valente (Deputada)
– Moderadora: Dra. Naulila André (Administradora do Distrito Urbano do Neves Bendinha).
* TEMA 4: Empreendedorismo Feminino – Importância para o fortalecimento da economia Angolana e as áreas mais atrativas para empreender em tempo de pandemia.
– Prelectora: Dra. Diandra Vaal Neto (Presidente do Clube das Empresárias)
– Moderadora: Dra. Carla Pacavira (Política e Funcionária Pública).
* TEMA 5: A Saúde da Mulher – Cuidados Essências em tempo de pandemia.
– Prelectora: Dra. Elisa Gaspar (Bastonária da Ordem dos Médicos).
– Moderadora: Sra. Jessica Romero (1ª Secretaria da JMPLA no Município de Luanda)
* TEMA 6: O código penal e o Código da Família: As principais matérias relativamente a salvaguarda dos direitos das mulheres.
– Prelectora: Dra. Ana Tito (Advogada)
– Moderadora: Dra. Rosa Paula José (Funcionária Pública e Empreendedora).

A Jornalista e Empreendedora Yeda Aleixo foi a mestre cerimônia do evento.Tendo em conta o número limitado de convidados fruto do cumprimento rigoroso das medidas de prevenção e combate à Covid 19, o evento foi transmitido pelo Facebook da Platinaline e pela plataforma Zoom.

Os músicos da produtora CLÉ, Itary e Filho do Zua, abrilhantaram o evento, onde também foi leiloado um quadro do artista plástico Albino da Conceição, cuja as receitas os foral revertidas a favor do Centro Nacional de Reabilitação para Toxicodependentes, localizado no Bairro Rocha Pinto, Distrito Urbano da Maianga. A felizarda vencedora do leilão foi a Empresária Diandra Vall Neto.

O evento contou ainda com a presença de representantes de igrejas, empresários, funcionárias públicas, das deputadas Augusta Leonel e Júlia Ornelas, bem como com a sessão de autógrafos e venda de uma obra literária de Kanguimbo Ananás. Uma feira denominada FEITO EM ANGOLA, com produtos de decoração, beleza, estética e outros, coloriu o domingo.

A 1ª Secretária do MPLA, Milca Caquesse, que também é a Presidente da Mesa de Assembleia da Associação Angolana de Cidadania, desde 2017, garantiu que acções do gênero direcionadas a sociedade civil vão continuar acontecer no Distrito Urbano da Maianga, bem como os consultórios jurídicos gratuitos na comunidade

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments