- Publicidade -

More

    Ministério do Trabalho conhece resultados da Refriango na promoção do emprego de jovens angolanos

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    O Secretário de Estado do Trabalho e Segurança Social, Pedro Filipe, visitou ontem a Refriango para conhecer os resultados da empresa na execução dos programas de Estágios Profissionais e de Inserção Laboral, definidos no Plano de Acção para a Promoção da Empregabilidade (PAPE). Até ao final do ano, a Refriango vai receber 20 estagiários no âmbito do PAPE.

    Desde o ano passado, a Refriango recrutou 13 estagiários entre 24 e 28 anos, nas áreas de Marketing, Controlo & Qualidade, Logística, Produção, Informática e Inovação. Quatro destes estagiários já foram integrados com contratos de trabalho nos quadros da empresa durante o mês de Junho. A Refriango continuará os processos de recrutamento até ao fim do ano, tendo como meta atingir 20 estágios no âmbito do PAPE.

    A Refriango aderiu ao programa em Fevereiro de 2021. Já este ano, através da Associação das Indústrias de Bebida de Angola (AIBA), assinou o protocolo de cooperação com o Instituto Nacional do Emprego e Formação Profissional (INEFOP) que prevê a adesão da Refriango e as empresas associadas à AIBA ao PAPE.

    Dentro deste plano de promoção do emprego do Ministério do Trabalho e Segurança Social (MTSS), a Refriango foca a sua intervenção no Programa de Estágios Profissionais para recém-formados com dificuldades em encontrar o primeiro emprego, e no Programa de Inserção no Mercado, dirigido a ex-estagiários que procuram o primeiro emprego e a desempregados de longa duração.

    Segundo Estevão Daniel, administrador da Refriago “a Refriango quer ser um agente activo no fomento e apoio ao emprego em Angola, consolidando a sua cultura de estágios, através do PAPE, programa que vem aproximar as empresas da população, promovendo a inclusão dos jovens no mercado de trabalho, criando mecanismos facilitadores de cadastramento, de acompanhamento, de incentivos e de bolsas de estágios, com múltiplas vantagens para ambas as partes”, reconheceu.

    Criado em 2019, o PAPE visa promover o emprego e sucesso profissional de jovens desempregados, recém-formados e empreendedores estabelecidos e emergentes. Segundo o MTSS, até ao momento, o plano enquadrou em todo o país 1675 estagiários, 600 dos quais no fim do programa foram contratados pelas empresas onde estagiaram. Até ao final deste ano, as autoridades querem atingir a meta de 8325 estágios profissionais.

    O apoio da Refriango ao programa governamental de integração de quadros jovens no mercado de trabalho insere-se num esforço corporativo mais amplo de fomento do empreendedorismo no país. Estevão Daniel recorda que, “no âmbito da responsabilidade social e de aquisição de talento, a empresa tem, ao longo dos anos, mantendo parcerias com instituições de ensino técnico e superior, facilitando estágios curriculares para muitos jovens, como também criar a oportunidade do primeiro emprego para os mesmos”.

    Paralelamente, a Refriango tem lançado projectos e programas de valorização e formação para os mais jovens. No ano passado, lançou o projecto Tigra Cubs, uma incubadora de inovação, vagas de emprego e estágios profissionais, que inclui formações práticas e intensivas de curta duração em vários domínios. Também no ano passado, a Refriango lançou os Prémios Tigra Nova Garra, que distingue os jovens com projectos relevantes nas áreas da Ciência e Tecnologia, Saúde, Música, Artes, Meio Ambiente e Desporto.

    Para além da Refriango, o Secretário de Estado do Trabalho e Segurança Social, Pedro Filipe visitou a Plastocon, Zeepack e Unique Beverage, empresas parceiras do MTSS no PAPE.

    Osvaldo
    Osvaldo
    Editor da Platina Line
    Share this
    Tags

    A Bombar

    Governo  pode regular horários de venda e consumo de bebidas alcoólicas

    Angola poderá implementar ainda este ano um período específico para a venda e consumo de bebidas alcoólicas em todo o território nacional. A proposta...

    Maior feira de livros flutuante do mundo chega a Luanda

    A Logos Hope, a maior feira de livros flutuante do mundo, está chegando a Luanda, Angola, pela primeira vez na história da Logos Hope....

    Maior feira de livros flutuante do mundo chega a Luanda

    A Logos Hope, a maior feira de livros flutuante do mundo, está chegando a Luanda, Angola, pela primeira vez na história da Logos Hope....

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto