- Publicidade -

More

    Ministra da Cultura destaca contributo de Mamukueno na afirmação da música angolana

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

     

    Luanda – A ministra da Cultura, Rosa Cruz e Silva, destacou hoje, segunda-feira, em Luanda, o contributo do músico Mamukueno na afirmação do cancioneiro angolano, bem como no apoio da nova geração de artistas nacionais.

    Em nota de condolências endereçada à família e a que a Angop teve acesso, a governante frisa que como compositor e intérprete, Mamukueno é um dos músicos que ao longo da sua carreira artística deu o melhor de si em prol da afirmação do cancioneiro angolano, destacando-se as suas qualidades de compositor e a sua disponibilidade para colaborar e ajudar na afirmação das novas gerações no mercado musical angolano.

    Por seu turno a Comissão Directiva da UNAC afirma que Mamukueno foi um irrepreensível cultor do Semba e faz parte da plêiade de artistas que, nos momentos mais conturbados do passado recente se bateu com perseverança pela reafirmação da música popular angolana.

    “Com o passamento físico dessa ilustre figura, abre-se uma horripilante fenda que abala profundamente as hostes artísticas da Nação”, lê-se na nota da UNAC.

    José Matias “Mamukueno” morreu na noite de sábado, em Luanda. 

    O artista é autor dos discos “Memória de Mamukueno” (2005) e “Ezakungiamba” (2006). Em 2009, gravou o CD Tambuleno. A sua primeira aparição em público aconteceu em 1966, como vocalista principal do grupo “Estrela Negra”.  O seu último disco “Nga Sakidila”, (Muito obrigado na língua kimbundo), saiu a público em 2013.

    José Matias “Mamukueno” nasceu no dia 5 de Outubro de 1946, em Luanda, onde iniciou a sua carreira musical.

    Share this
    Tags

    A Bombar

    Shopping fortaleza incentiva as crianças a adoptarem práticas sustentáveis

    Com o objectivo de educar e entreter as crianças neste mês especial, o Shopping Fortaleza disponibilizou gratuitamente uma série de actividades que promovem valores...

    Passing Toloba pede ao Presidente da República que institua o Dia Nacional do Kuduro em Angola: “Por favor”

    Por: Sara Rodrigues Através dos microfones do PLATINALINE, o controverso kudurista Passing Toloba apelou ao Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, para instituir uma...

    Eduardo Paim “chora” após singela homenagem de Calado Show

    Por: Helder Lourenço O consagrado Rei da Kizomba, Eduardo Paim, emocionou-se ao ser homenageado num evento intimista em Luanda pelo humorista Calado Show. Com palavras...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto