Comunicado de Imprensa
Ministro da Educação elogia Casa de Cultura Malta da Paz e da Alegria
A primeira Casa de Cultura Malta da Paz e da Alegria foi oficialmente inaugurada pelo Ministro da Educação, Pinda Simão, no dia 16 de Junho. Pinda Simão que presidiu ao acto inaugural afirmou que este espaço de cultura vai ajudar a perpetuar o património cultural nacional, fruto das acções de preservação, ampliação e consolidação dos traços culturais de Angola.
O Ministro salientou que a Casa de Cultura Malta da Paz e da Alegria vai proporcionar às crianças angolanas a transmissão das riquezas culturais que identificam Angola, por representar um grande benefício para a formação intelectual e cultural dos mais pequenos.
A Casa está dividida em vários espaços: sala multimédia, estúdio fotográfico, brinquedoteca, sala de dança, sala de exposições e refeitório. A inauguração da Casa teve com o primeiro expositor o artista plástico Mayembe que apresentou 10 obras, as mesmas ainda se encontram em exposição na Casa.
A inauguração deste espaço cultural foi uma homenagem ao Dia da Criança Africana e contou com a presença de várias individualidades ligadas à área cultural e ao Governo de Angola, com destaque para o Director do Gabinete da Ministra da Cultura, Miraldina de Almeida, em representação do Secretário de Estado do Ministério de Hotelaria e Turismo, o Director do Gabinete do Secretário de Estado do Ministério de Geologia e Minas, o Director do Centro de Documentação e Informação do Ministério da Educação, o Director de Comunicação da Direcção Nacional de Viação e Trânsito, o Director do Gabinete do Secretário de Estado do Ministério de Energia e Águas, o Chefe do Serviço Comunitário da Administração de Benfica, a Directora da Casa de Cultura Brasil Angola, a Mamã África, a escritora infantil Cremilda de Lima e a artista plástica Leda Baltazar.
Nota: Em anexo encaminhamos DVD com as fotos do evento e prospecto informativo sobre a Casa.
SOBRE A CASA DE CULTURA
A Casa de Cultura da Malta da Paz e da Alegria objectiva oferecer às crianças uma experiência única e ao mesmo tempo multidisciplinar, com oficinas de artes visuais, teatro, música, cinema, literatura, gastronomia e outras vivências enriquecedoras para a formação pessoal, cultural e ética.
Para os adultos, a Casa da Cultura da Malta da Paz e da Alegria oferecerá todas as noites e ao fim de semana, oficinas de geração de renda, actividades de formação, de desenvolvimento humano com os mais diversos temas, promovendo qualidade de vida, além de shows e actividades culturas para todas as idades. Além de espaços para comercialização de produtos da Malta, será aberto espaço para lançamento de livros, serviços de cafeteria e bar.
SOBRE A MARCOV E MALTA DA PAZ E DA ALEGRIA
A Marcov é uma empresa angolana com oito anos de existência, especializada na criação e gestão de projectos de relacionamento de empresas públicas e privadas com os seus mercados prioritários de interesse, na área de Marketing, Comunicação e Vendas. O diferencial da Marcov em relação às empresas concorrentes estabelece-se por um tripé de atributos formado por Planeamento, Inteligência e Criatividade.
A administração de forma competente e a inovação que a Marcov insere nos projectos, desde a sua concepção até a implantação, seguem o compromisso de pro-actividade e de orientação estratégica. Por essa razão, tanto os projectos pontuais (ou de oportunidade) como aqueles estruturantes terminam por oferecer sinergia competitiva. Particularmente, os projectos de acção pública têm como facto gerador o princípio de bem-estar social e/ou qualidade de vida à sociedade.
Resumidamente, as áreas de actuação da Marcov são Inteligência Institucional e Competitiva; Desenvolvimento Social e Cidadania; Saúde e Inclusão Social; Educação e Formação Profissional; Cultura, Desporto e Meio Ambiente; GeoMarketing; Pesquisa de Mercado e Análises Estatísticas. Além de projectos especiais sob medida para os seus clientes, a Marcov também lidera a Malta da Paz e da Alegria, um grupo de atores que representam personagens típicos de Angola.
A Malta da Paz e da Alegria tornou-se um projecto independente, voltado a famílias angolanas, e coloca em cena histórias cheias de cultura e simbolismos afins ao quotidiano social. A metodologia usada é pioneira, por usar do lúdico como forma de educar as crianças para o futuro, criar valores positivos e servir à causa da acção social.