Por: Hélder Lourenço
O Ministro da Juventude e Desportos, Rui Falcão, manifestou o seu orgulho pela Seleção Nacional de Artes Marciais Mistas (MMA), que recentemente conquistou 9 medalhas no Campeonato Mundial da modalidade, realizado de 5 a 10 de novembro em Tashkent, no Uzbequistão. A equipa angolana obteve uma medalha de ouro, duas de prata e seis de bronze, um feito notável que vem reforçar a crescente importância da modalidade no país.
Em declarações à imprensa, na receção dos atletas na Galeria dos Desportos, no passado dia 27 de novembro, o Ministro Rui Falcão destacou o excelente trabalho realizado pela seleção e sublinhou a necessidade de continuar a apostar nas modalidades individuais, que têm produzido resultados extraordinários e dado imenso orgulho a Angola.
“Sabemos o que está a ser feito para os tornar campeões. Vamos continuar a trabalhar com eles. Tivemos a honra de ganhar mais uma campeã do mundo, duas vice-campeãs e seis medalhas de bronze neste último mundial. Isso é o que nos orgulha. Vamos continuar a prestar atenção nas modalidades individuais. Vocês sempre me ouvem dizer isso. Vamos apostar nas modalidades que estão a crescer de forma sustentada”, afirmou o Ministro Rui Falcão.
A Seleção Nacional de MMA tem demonstrado um desempenho exemplar em competições internacionais. Em apenas três anos, desde a sua fundação em 2021, a equipa já conquistou 120 medalhas.
Actualmente, Angola ocupa a 1ª posição no ranking mundial de Séniores e a 3ª posição no ranking de Juniores da IMMAF (Federação Internacional de Artes Marciais Mistas). Estes resultados refletem o trabalho árduo e o compromisso contínuo com o desenvolvimento das artes marciais mistas, uma área que, segundo o Ministro Rui Falcão, continuará a receber apoio e a ser um foco prioritário na estratégia desportiva do país.