O ministro do Comércio e Indústria, sublinhou, esta segunda-feira, em Viena, Áustria, que Angola continua engajado na implementação dos acordos que mantém com o Conselho de Desenvolvimento Industrial da Organização das Nações Unidas.
Ao intervir na 50ª Sessão S.E. Senhor Victor Francisco Fernandes, destacou o papel relevante da UNIDO no processo de industrialização, o que tem possibilitado o crescimento económico dos países, em particular os países africanos que assinalarão no dia 25 de Novembro, o dia de industrialização de África, com a organização de uma Conferência de Alto Nível sobre a operacionalização da Zona de Livre Comércio Continental Africana.
Relativamente a cooperação entre Angola e esta importante agência especializada das Nações Unidas o governante sublinhou que o país continua engajado na implementação dos acordos existentes, com realce para o Programa-quadro sobre política industrial, assinado em Novembro de 2016, na medida em que, encontra-se alinhado ao Plano de Desenvolvimento Industrial de Angola (PDIA 2025) e outros importantes projectos nacionais, com realce para a Dinamização dos Parques Industriais Rurais e o PLANAGRÃO.
Na mesma senda, o dirigente angolano referiu a importância da cooperação multilateral onde saudou os resultados alcançados no âmbito do Objectivo de Desenvolvimento Sustentável 9, sobre a Indústria, Inovação e Infraestruturas, a Agenda 2030 da ONU, a Agenda 2063 da União Africana, a Terceira Década de Industrialização de África (IDDA III) da ONUDI e finalmente a Estratégia e Roteiro de Industrialização e Protocolo de Industrialização da SADC.
À margem da 50ª Sessão do IDB da ONUDI, a delegação nacional manterá um encontro de trabalho com o Senhor Gerd Muller, Director Geral da ONUDI, participará do evento de alto nível sobre “Política Industrial para a Transição Energética” será apresentado pela Sra. Cristina Duarte Sub-Secretária Geral da ONU e Conselheira Especial do Secretário Geral da ONU, para África e Perspectivas Regionais, assim como, atenderá à uma recepção oficial oferecida pelo anfitrião às diversas delegações nacionais e convidados internacionais.
O Conselho de Desenvolvimento Industrial da ONUDI, é o órgão de formulação de políticas da organização, composto por 53 Estados Membros, entre os quais Angola, reúne-se anualmente para revisar e avaliar o trabalho realizado pela ONUDI e efectuar recomendações à Conferência Geral sobre questões políticas da organização.