O Ministro do Turismo, Márcio de Jesus Lopes Daniel, apelou hoje, em Cape Town, aos empresários sul-africanos e de outras nacionalidades a investir no sector em Angola.
O apelo foi feito durante a abertura do FÓRUM BILATERAL DE TURISMO ANGOLA-ÁFRICA DO SUL, destinado a promover as potencialidades e atrair investimento estrangeiro para o mercado angolano.
Márcio de Jesus Lopes Daniel realçou as políticas do Executivo para alavancar o turismo doméstico, bem como a abertura do país ao investimento estrangeiro através de políticas atractivas e a necessidade de aproveitar a experiência da África do Sul, medidas que têm impulsionado a divulgação do país para o investimento estrangeiro.
O titular da pasta espera que deste fórum resultem várias parcerias que propiciem a dinamização do sector do turismo, enfatizando a experiência de outros países com o nível de desenvolvimento bastante considerável, como é o caso África do Sul e, particularmente, da cidade de Cape Town.
Por parte das autoridades sul-africanas, tanto o deputado Noko Masipa, tanto o responsável pela agricultura e desenvolvimento económico e turismo na região do Cabo Ocidental, Ivan Meyer, destacaram Angola como parceiro estratégico para a cooperação regional.
A organização procedeu a apresentação de diversos temas com o objectivo de elucidar os investidores sobre os principais pontos turísticos de Angola, plano de desenvolvimento do turismo, criação de zonas com incentivos fiscais para os investidores e a partilha da experiência sul-africana no sector.
Jerónimo Pongolola da AIPEX dissertou sobre a Estrutura Legal e Reformas Institucionais em Andamento para Criar Ambiente de Negócios Favorável à Atracção de Investimentos Estrangeiros, Allícia Santos, Directora Geral do INFOTUR, falou do potencial turístico de Angola, Denilson Gonçalves, Director Nacional de Estruturação de Projectos de Ordenamento Turístico sobre oportunidade de investimentos e Rui Lisboa, PCA da Agência Nacional para a Gestão da Região Angolana do Okavango sobre a oportunidade de investimento nos pólos turísticos.
Da parte sul-africana, Wrenelle Stande da WESGRO, falou das estratégias e experiências bem-sucedidas no turismo sul-africano e Anne Singer da Singer Group do papel do turismo no crescimento regional.