Ana Coimbra, Miss Angola Universo 2023, foi recentemente a convidada do programa “Platinando”, da rádio Platina FM, onde, entre vários assuntos, abordou o assédio sexual, desaconselhando o tabu e o medo do julgamento.
Ana Coimbra, Miss Angola, tem-se destacado não apenas pela sua beleza, mas também pela sua postura firme e engajada em questões sociais. Sublinhou a importância de falar sobre o problema e de não permitir que o tabu e o medo do julgamento silenciem as vítimas.
“Acho que o maior erro é não falarmos, termos tabu, porque alguém vai julgar. Na maior parte das vezes, tudo o que fazemos as pessoas vão julgar e interpretar à sua maneira. Muitas coisas que acontecem na minha vida não falo, não levo a público justamente porque sei que aquelas pessoas que vão julgar não vão resolver o meu problema. Preciso falar com quem vai resolver o meu problema, e esse é o conselho que deixo, às crianças e jovens, falem com alguém que vocês sabem que vai ser capaz de resolver o vosso problema, e se ele não for capaz, falem com outras pessoas”, disse.
Entretanto, Ana Coimbra reconhece que episódios de assédio não ocorrem apenas com figuras públicas, podendo acontecer com qualquer pessoa. Enfatizou ainda que saber impor limites é um passo essencial para enfrentar esse problema.
Por: Lindeza Admizalda