Morre nacionalista Mendes de Carvalho "Uanhenga Xitu"

0
367

O  Herói Angolano Agostinho André Mendes de Carvalho,  morreu esta manha (quinta-feira), em Luanda, aos 89 anos, vitima de doença prolongada. Disse a Platina Line Um medico  a Platina Line  que o assistiu   por volta das  7 horas da manhã. Na clinica Girassol em uma das salas da UTI.

O primeiro familiar de acordo com fontes Platina  a se fazer  Presente na Clinica da Girassol foi  seu filho André Gaspar Mendes de Carvalho “Miau”, que se mostrou  abatido e emocionado  diante da triste noticia.

O histórico do MPLA, foi inicialmente evacuado para África do Sul, onde se encontrava em coma devido a uma queda que teve em casa, em Luanda. Logo após a quadra natalícia, um dos filhos, o almirante André Gaspar Mendes de Carvalho “Miau”, que esteve a lhe acompanhar durante a estadia em terras de Mandela, decidiu, após sugestão dos médicos, levar o veterano político de volta a Luanda, onde veio falecer na manha de quinta feira 13.

 

Captura_de_Tela_2014-02-13_as_12.17.28.png.jpg

NACIONALISTA ANGOLANO AGOSTINHO ANDRÉ MENDES DE CARVALHO

Uanhenga Xitu, seu pseudónimo literário, nasceu em 29 de Agosto de 1924, em Calomboloca, município de Icolo e Bengo, província de Luanda.

De lembrar que para além de político, o veterano Uanhenga Xitu é um  romancista que fez o curso de enfermagem, ao qual exerceu  durante muitos anos. Também cursou Ciências Políticas na Alemanha.

Em 1959, foi preso e considerado participante no “Processo dos 50”.  Foi enviado para o Tarrafal, Uanhenga XITU e lá permaneceu, de 1962 a 1970. Após a independência, foi membro do Conselho da Revolução, Comissário (Governador) da Província de Luanda, Ministro da Saúde de Angola e Embaixador de Angola na República da Polónia.

Foi deputado na Assembleia Nacional, pela bancada do MPLA, partido do qual faz parte, tendo sido, inclusive, membro do seu Comité Central até 1998. Enquanto esteve na política activa foi uma das vozes mais respeitadas e ouvidas dentro do partido que sustenta o regime angolano.

 

A Platina Deixa À família enlutada de Mendes Carvalho , os nossos profundos sentimentos de Dor e consternação. e deseja que o Legado Deixado por “Uanhenga Xitu” perdure entre os familiares e os Angolanos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui