O conhecido humorista angolano Gilmário Vemba, que se tem notabilizado pela sua grande intervenção social através das suas publicações nas redes sociais, não ficou indiferente à situação política de Moçambique, especialmente após as mortes ocorridas no país vizinho. O artista fez uma publicação reflexiva sobre o poder em África, depois de o Conselho Constitucional de Moçambique proclamar a vitória de Daniel Chapo, candidato da Frelimo.
De forma simples, o Mr. Filadagoda demonstrou certo descontentamento e tristeza pela situação política de Moçambique com uma publicação que gerou diversas interpretações: “Mais uma vez, fica provado que a mudança que África precisa não será alcançada de forma pacífica”, escreveu.
Vale ressaltar que Moçambique vive um momento de grande tensão devido ao descontentamento com os resultados eleitorais. Isso sugere que o povo não aceita os resultados, enquanto o poder se recusa a renunciar, resultando em dezenas de mortes, tanto de agentes da ordem como de civis.
Por: Milton Cassanda